Windows 10 vs Linux Mint: Qual é o sistema operacional mais rápido?

A luta entre Windows e Linux tem muitos anos. Ambos dizem ser melhor e mais rápidas, com tudo o que um utilizador necessita para poder trabalhar. As comparações são constantes e os argumentos de cada parte são bem conhecidos.

Uma empresa australiana fez um teste onde comparou a velocidade entre o Linux Mint e o Windows 10. O vencedor já era esperado, mas não por uma margem tão grande. Veja então quem leva o título do mais rápido.

Depois de termos visto a Microsoft fazer testes de velocidade com o seu browser, comparando-o com a concorrência, é hora de vermos uma comparação entre sistemas operacionais. A empresa DXM Tech Support resolveu colocar frente a frente o Linux Mint e o Windows 10.

Para isso usou um notebook HP 245 G6, com especificações muito simples. Em dual boot foi colocado o Linux Mint 19.1 Cinnamon e o Windows 10, build 1903, e igualmente foram feitos vários testes de velocidade, com aplicações similares.

O primeiro, e muito usado teste, foi o tempo de ligar desta máquina com os 2 sistemas. Aqui o Mint bateu claramente o Windows 10, conseguindo ligar na metade do tempo. O passo seguinte foi o abrir da app do Slack, que desta vez pendeu para o lado do Windows 10. A diferença neste caso foi mínima, de apenas 6 segundos.

Navegar na Internet com o Windows 10 e com o Mint

Avançando nos testes, foi a vez de navegar na Internet. O primeiro teste foi abrir do browser em cada um dos sistemas. O domínio do Mint aqui continua, demorando menos de metade do tempo a abrir o Firefox. No acesso ao LinkedIn, a diferença é assustadora.11 segundos de diferença num máximo de 20 segundos, que o Windows 10 fez.

No que toca à edição de documentos, foi usado o LibreOffice. O Writer desta suite sorriu ao Mint. Se no geral os tempos continuaram a ser metade dos apresentados pelo Windows 10, destaca-se o exportar para PDF. Aqui a diferença é de 1 para 5, um valor inegavelmente muito díspar.

Editar imagens tem mesmo de ser com o Linux

Por fim, foi testado a edição de imagens. Abrir o GIMP demorou apenas 9 segundos no Mint e longos 43 segundos no Windows 10. Mais uma, vez a diferença é abismal. Contudo, exportar um jpeg demorou o mesmo tempo em ambas as plataformas.

Apesar destes resultados, onde o Linux Mint esmaga na generalidade o Windows 10, não foi explicada a metodologia usada. Na maioria dos casos foi usada a mesma versão das aplicações, mas existiram diferenças no caso do LibreOffice e do GIMP. Em ambas a versão do Windows era superior.

Há um sistema que é muito mais rápido

Claro que muitos podem duvidar da legitimidade dos testes e argumentar que não existem provas. A verdade é que confirmam apenas o que decerto se sabe da utilização do Mint e de outras distribuições Linux.

Fonte: Pplware


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...