🚀 Vamos conhecer o AXEL, um acelerador de download para Linux

Muitas pessoas que utilizam o Linux, e precisam baixar um arquivo da internet pelo terminal devem utilizar e conhecer o wget, amplamente divulgado e sugerido em diversos tutoriais que existem pela internet, até mesmo por já vir instalado na grande maiorias das distribuições Linux. Mas hoje vamos conhecer o Axel, um “clone” do wget, leve e sem dependências.

O axel não é apenas mais uma ferramenta de download. Ele é uma ferramenta desenvolvia para acelerar os downloads HTTP e FTP usando várias conexões para baixar arquivos do destino.

O axel não fará qualquer milagre em sua conexão. Em muitos casos os servidores e até mesmo os provedores de internet, colocam restrições por conexão em seus servidores ou cliente. Em um exemplo, um servidor limita que cada conexão que ele “sirva” só possa receber 10 Megas, mas o axel fará 4 conexões (valor padrão) a esse servidor para baixar o arquivo desejado. Com isso nossa taxa máxima de download será de 40 Megas. Se a sua conexão tiver 20 Megas, então o limite será da conexão 20 Megas.

Dentre suas vantagens, o axel suporta retomar os download, se houver um falhar na conexão. Imagina você precisar baixar um arquivo de 2 Gb, e a conexão apresenta um problema depois de já ter baixado 1.5 Gb…em alguns casos você precisaria baixar tudo novamente, mas utilizando o axel ele irá “resumir” o download já iniciado.

Por último, mas não menos importante, o axel difere de outros aceleradores de download do Linux, pois coloca todos os dados em um único arquivo no momento do download, em vez de gravar dados em arquivos separados e juntá-los ao final do download.

Então vamos ao que interessa, como iremos instalar o axel:

No Debian Jessie e derivados como Ubuntu e Linux Mint, você pode instalar o axel diretamente com o aptitude:

No terminal digite:

apt install axel

Após a instalação, o programa já esta pronto para uso.

Em um exemplo, iremos baixar o Linux Mint 19.1 Cinnamon 64 Bits. Para isso digite no terminal

axel http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/19.1/linuxmint-19.1-cinnamon-64bit.iso

Irá iniciar o download do arquivo, ele tem aproximadamente 2 GB e você poderá ver como é mais rápido que baixar o mesmo arquivo utilizando o wget.

Por padrão o axel tentará baixar o arquivo utilizando toda a banda disponivel, mas você pode limitar a banda utilizada pelo aplicativo. O valor precisa ser definido em Bytes por segundo. Então iremos adicionar a opção -s seguida do valor dos bytes. Aqui vamos baixar um arquivo com 512KB/s.

axel -s 512000 http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/19.1/linuxmint-19.1-cinnamon-64bit.iso

Se você quiser ver mais todas os comando que podem ser utilizados no axel, digite no terminal:

axel --help

Se você tem uma dúvida, sugestão, critica ou elogio digite nos comentários aqui em baixo.


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...