Valve orienta desenvolvedores para tornar o Early Access melhor
Investir em jogos do Early Access do Steam pode ser perigoso. Acidentes acontecem, desenvolvedores podem abandonar um projeto, ou o jogo final pode sair completamente diferente da visão original. Pelo jeito, a Valve está atualizando as diretrizes do Early Access para combater isso.

Partes do que aparentemente é a nova versão da documentação do Early Access foram recentemente publicadas pelo Giant Bomb, que alega ter confirmado a veracidade com “diversos desenvolvedores”. De acordo com o Giant Bomb, o documento agora inclui uma definição esclarecida do que é Early Acces, junto com algumas regras e orientações. A definição é a seguinte:
 
O Steam Early Access é uma forma de convidar consumidores para se envolverem com seu jogo conforme ele está em desenvolvimento, e assim você consegue o feedback que precisa para fazer melhores decisões de produto e para garantir que o melhor seja entregue a consumidores e fãs. Quando você lança um jogo no Steam Early Access, há uma expectativa dos consumidores de que você continuará desenvolvendo a um ponto onde você terá o que considera um jogo “finalizado. Sabemos que ninguém pode prever o futuro, e as circunstâncias frequentemente mudam, o que pode resultar em um jogo que não consegue atingir o estado “finalizado”, ou talvez não atinja as expectativas dos consumidores de alguma forma. Trabalhamos duro para garantir que esse risco seja comunicado claramente para consumidores, mas também pedimos para que desenvolvedores sigam algumas regras que têm como objetivo ajudar a informar consumidores e definir as expectativas apropriadas quando ele compra seu jogo.
 
Também foram definidas três regras que os jogos do Early Access devem seguir. Segundo o Giant Bomb, são essas:
 
* Jogos do Early Access precisam ser nomeados desse jeito quando as chaves forem distribuídas em outros sites para garantir que os consumidores saibam o que estão comprando.
* Desenvolvedores não devem fazer “promessas específicas sobre eventos futuros”, e assim consumidores vão comprar um jogo com base no que ele oferece agora, em vez de ago que ele pode ou não oferecer no futuro.
* Em nome da consistência, jogos Early Access devem ser lançados ao mesmo tempo no Steam e em outras lojas online, e o preço no Steam não pode ser superior a nenhum outro lugar.
Por fim, há uma definição geral de diretrizes, que devem melhorar o programa de acesso antecipado a gamers e desenvolvedores:
 
Não lance jogos no Early Access se você não consegue desenvolver com poucas vendas ou nenhuma.
 
Não há garantia de que seu jogo venderá bem como você espera. Se está contando com a venda de um número específico de cópias para sobreviver e completar seu jogo, talvez você precise pensar cuidadosamente o que aconteceria com a sua equipe caso você não venda essas unidades esperadas. Está disposto a continuar desenvolvendo mesmo sem vendas? Está disposto a procurar outras formas de investimento?
 
Certifique-se de definir de forma adequada as expectativas em todos os lugares que você fala sobre o jogo.
 
Por exemplo, se você sabe que uma atualização durante o Early Access vai corromper saves ou fará o consumidor começar tudo de novo com a construção de algo, tenha certeza de que você falará isso para ele. E diga isso em todos os lugares onde você vende as chaves do Steam.
 
Não lance no Early Access se não for um jogo jogável
 
Se você tem uma demonstração técnica, mas quase nada de gameplay, então talvez seja cedo demais para lançar no Early Access. Se você quer testar um conceito e não sabe o que os jogadores farão com o seu jogo para se divertir, então talvez seja cedo demais. Você pode querer começar a distribuir chaves para selecionar fãs e obter opiniões de grupos menores e mais focados de usuários antes de postar seu título no Early Access. No mínimo, você precisa de um vídeo que mostre gameplay de como é o seu jogo. Mesmo que queira feedback e pretenda mudar o gameplay de acordo com opiniões de consumidores, eles precisam de alguma coisa para começar para saber exatamente que feedback e sugestão eles podem dar.
 
Não lance no Early Access se o desenvolvimento já foi finalizado
 
Se todo o seu gameplay já foi definido e você só quer testar o jogo contra bugs, então o Early Access não é o lugar certo para isso. Você provavelmente só quer enviar algumas chaves para seus fãs para fazer testes internos. O Early Access é um lugar onde a opinião dos consumidores afetam o jogo.
 
Se for verdade, são mudanças muito bem-vindas por parte da Valve. O Early Access pode ter seus problemas, mas ele também possibilitou a criação de ótimos jogos com comunidades vibrantes, como nos casos de Kerbal Space Program, DayZ e Starbound.

Fonte: Kotaku 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...