Utilização do Steam no Linux dominui em Agosto

Desde que o Steam foi oficialmente lançado para Linux que a Valve vai disponibilizando estatísticas da utilização do nosso sistema operacional livre. Apesar de ter sido uma novidade grande e de até termos chegado quase aos 2% de utilizadores em apenas dois meses, na verdade tudo tem vindo a mudar desde então.

Em Agosto, por exemplo, a taxa de utilizadores do Steam que jogam em Linux desceu a barreira dos 1%, será um mau presságio ou simplesmente é consequência direta da falta de jogos de qualidade?

Em Dezembro e Janeiro, quando Steam foi lançado oficialmente, houve uma invasão de novos utilizadores do pinguim (o símbolo do Linux) que começaram a jogar os mais diversos jogos disponíveis para Steam. Na verdade, na altura, a quantidade de jogos era ainda limitada a algumas dezenas de jogos, na sua maioria jogos com pouca qualidade, antigos.

Com o passar do tempo, muitas notícias surgiram acerca do excelente trabalho que as equipas de desenvolvimento dos jogos para o Steam têm feito ao longo deste ano de 2013. Aliás, atualmente o Steam para Linux já conta com mais de 160 jogos. Mas será este valor suficiente para que o Steam para Linux seja realmente atrativo para os jogadores mais aficionados? Provavelmente não!

Na verdade a maioria dos jogos que podemos encontrar para o Steam são jogos de pouca qualidade. Muitos jogos são ultrapassados (lançados há já vários antos atrás!) e outros são pequenos projetos. A falta de jogos AAA — de alto investimento — continua a ser o verdadeiro problema. Em todo o caso, 2013 já nos surpreendeu com uma centena de jogos que em 2012 não existiam para Linux e até já foi divulgado dois jogos muito importantes que certamente farão a diferença pelo seu alto investimento:

Sendo assim, apesar das estatísticas não estarem a favorecer a imagem do Linux no mundo dos computadores pessoais, acredito que elas ainda estejam a ser influenciadas pela falta de jogos. No entanto, quando forem lançados finalmente estes dois jogos acima referidos, certamente poderemos tirar melhores conclusões relativamente ao Steam.

Para já, continuamos com uma percentagem de utilizadores Linux muito baixa. Este mês de Agosto, pela 6º vez consecutiva vemos o Linux a perder terreno, contando apenas com 0.95% de utilizadores Linux. Este valor pode ser sensivelmente diferente, uma vez que há um conjunto vasto de sistemas operativos com taxas muito baixas que são incluídos na secção “Outros” que chega a ter mais de 0.6%. Em todo o caso, na melhor das hipóteses, em Agosto o Linux teria apenas 1.55%, o que continua a ser um valor muito baixo para as expectativas que criou há uns meses atrás.

Fonte: Ubuntued


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...