Um passo pro futuro: América Latina ganha primeira rede com tecnologia LTE-A
O Chile acaba de ganhar sua primeira rede LTE Advanced (LTE-A), que foi lançada de início em sua região metropolitana pela operadora Entel. O serviço fornecerá sinal na faixa de 700 MHz com canalização APT (também conhecida como Banda 28).

A implementação do LTE-A coloca nosso continente em evidência; por tratar-se de uma evolução do popular 4G, ele consegue alcançar velocidades de até 1,2Gbps (download) e 568Mbps (upload), algo bem melhor do que os 300Mbps/71Mbps das redes LTE atuais.
 
Aqui na América Latina, de momento, temos 57 redes LTE disponíveis em 18 países, porém apenas uma LTE-A. E a demanda não parece ser um problema, pois só aqui no Brasil, já superamos mais de 32 milhões de acessos na rede 4G.
 
Diferente do 4G LTE, que está presente atualmente em 157 países, por ser algo relativamente novo, o LTE-A só encontra-se disponível em apenas 59, com lista crescente e atualizada em tempo real no site 4GAmericas.org:

 

Algo interessante sobre esse novo tipo de rede é que através de um recurso chamado “Agregação de Portadoras”, o LTE Advanced permite que operadoras combinem bandas em diferentes faixas de espectro para entregar velocidades de navegação ainda maiores a seus clientes.
 
Vamos torcer para que as operadoras comecem a investir mais em sua infra-estrutura, e esse tipo de tecnologia também chegue ao nosso país, afinal de contas, já sabemos que o celular se tornou o principal meio de acesso à internet por aqui.
 
Alguns aparelhos top de linha como, por exemplo, o iPhone 6s e 6s Plus, Galaxy S7/S7 Edge, Nexus 5X/6P e Moto X Style já são compatíveis com esse novo padrão de rede.
 
Apesar do LTE-A mal ter chegado aqui na América latina, a Qualcomm já está testando uma nova tecnologia chamada LTE-U, que promete velocidades de navegação ainda mais rápidas combinando-se com redes Wi-Fi.

Fonte: Tudocelular 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...