UE multa Microsoft em US$ 731 milhões por quebra de acordo
A União Europeia (UE) multou a Microsoft nesta quarta-feira (6) em 561 milhões de euros (cerca de US$ 731 milhões) por descumprir os termos de um acordo que assumiu em 2009. No compromisso, a companhia prometia oferecer aos usuários europeus do Windows opções de navegadores alternativos ao Internet Explorer.

A batalha por abuso de posição dominante entre a Comissão Europeia, que atua como regulador de concorrência entre os 27 membros da UE, e a Microsoft dura mais de dez anos e soma 2,16 bilhões de euros com a nova multa. Em 2009, a Microsoft pagou 860 milhões de euros para a UE e prometeu dar aos usuários do Windows a opção de escolher por outro navegador, em vez de ter o Internet Explorer instalado automaticamente.

Porém, a Comissão Europeia disse que descobriu que a companhia quebrou a promessa em cerca de 15 milhões de instalações do Windows 7 na Europa entre maio de 2011 e julho de 2012. A Microsoft reconheceu a falha e disse que foi um problema técnico. A companhia, então, se comprometeu a restaurá-lo.

Esta é a primeira vez que a Comissão Europeia impõe uma multa contra uma companhia por não cumprir com seus compromissos de corrigir um abuso de posição dominante, indicou a UE em um comunicado. “Não cumprir com o compromisso é uma infração muito grave que deve ser punida em conformidade”, afirmou o comissário europeu para a concorrência, Joaquín Almunia.

Fonte: G1


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...