TIM inicia teste de 5G na faixa de 3.5GHz no Brasil

A operadora TIM anunciou hoje, durante o Painel Telebrasil 2019 realizado em Brasília o inicio de seus testes para a futura implementação da rede 5G em território brasileiro, utilizando como base antenas na frequência de 3.5GHz.

Inicialmente, os testes serão realizados em Florianópolis (SC), com posterior ampliação para as cidades de Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG), em movimento que mostra o interesse em se colocar à frente na implementação da nova tecnologia, prevista para ser disponibilizada a consumidores em 2021.

Em Florianópolis, o objetivo é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em produtos e serviços de forma a promover a tecnologia e os novos modelos de negócio. A operadora quer acelerar a implantação de aplicações para Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Entretenimento, Saúde, Carros Autônomos e Realidade Virtual. Para a operação em Florianópolis, a TIM conta com a parceria da Fundação CERTI e da Huawei.

“Em parceria com a Fundação CERTI, estamos contribuindo para que a capital catarinense se torne uma ‘cidade-laboratório’ do 5G e suas aplicações, a partir do fomento de novas tecnologias com a chegada da rede de quinta geração no país. Vamos gerar novos negócios nas cidades que receberão os projetos, impulsionando o desenvolvimento do país frente ao restante do mundo”, Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Já em Santa Rita do Sapucaí (MG), os parceiros confirmados são a Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com a previsão de implementação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, incorporado ao contexto de IoT. Segundo a operadora, será possível conectar postes da cidade para cobertura ampla do município como porta de entrada para a instalação de câmeras de segurança e mais.

Segundo Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, a operadora deseja ser a pioneira no país, repetindo a trajetória de sucesso com a implementação da rede 4G, trazendo soluções focadas na melhoria da vida do cliente e desenvolvimento tecnológico do país.

“A TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália. Nosso objetivo é repetir a trajetória de sucesso e protagonismo do 4G e gerar novas soluções que melhorem a vida dos nossos clientes e impulsionem o desenvolvimento tecnológico no país. Nesse cenário, enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil”.

Com isso, a operadora se prepara para estudar o potencial da nova tecnologia, havendo inclusive a possibilidade de se analisar até que ponto é possível realizar a substituição da fibra óptica fixa pelo 5G, o que poderia facilitar a ampliação de disponibilidade da conexão de grande velocidade em todo o país.

Fonte: Tudo Celular


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...