TIM começa a utilizar 4G na frequência de 700 MHz
Ainda em maio vimos que um novo decreto presidencial liberava o uso gradual da faixa de frequência de 700 MHz para as companhias de telefonia, sendo esperado um desligamento completo do sinal atualmente utilizado pela TV analógica até dezembro de 2018. Procurando sair na frente de suas rivais, a TIM já iniciou os testes em campo para a implementação da quarta geração da rede de telefonia móvel, partindo da cidade de Rio Verde no estado de Goiás onde já foi realizado o desligamento dos canais da TV analógica.
 

Isto coloca a TIM no mesmo patamar da Claro em termos de utilização da frequência de 700 MHz para conexão 4G, fazendo com que ambas sejam pioneiras no uso do chamado LTE-Advance, o que em teoria seria capaz de entregar uma velocidade até cinco vezes mais rápida que o 4G tradicional. Vale notar que a TIM leva vantagem neste embate por utilizar atualmente três faixas de frequência para sua rede, já que além dos 700 MHz ela ainda transita nos espectros de 2.600 MHz e 1.800 MHz. A Claro também possui a concessão para uso da faixa dos 1.800 MHz, porém ainda não iniciou seu uso comercial.
 
Com o uso da nova faixa de frequência é esperado que a cobertura 4G em todo o país seja aumentada consideravelmente, já que um dos grandes impasses encontrados pelas operadoras foi o alto custo de implementação de torres compatíveis com os canais de 2.6 e 1.8 GHz, algo que diminuirá consideravelmente com a possibilidade de uso dos equipamentos já disponíveis para a TV analógica. Além disso, é dito que o espectro de 700 MHz possui um alcance maior que os demais, o que possibilitaria sua chegada a locais onde a construção de torres não é viável.
 
Como foi dado um prazo consideravelmente longo para o fim da TV analógica, ainda deve levar alguns meses para que vejamos uma mudança real na qualidade da conexão 4G em nosso país, porém é interessante vermos que enfim as teles estão se mexendo para melhorar o atual quadro do país neste quesito. Com relação ao LTE-Advance, podemos esperar pela chegada de cada vez mais dispositivos compatíveis com tal tecnologia por aqui, principalmente durante o ano de 2017 quando provavelmente teremos um quadro mais positivo com relação ao uso da faixa de 700 MHz.
Fonte: Tudocelular 

Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...