TIM ativa cobertura 5G na Europa

A TIM habilitou nesta semana a tecnologia 5G em San Marino, sendo assim o primeiro país do mundo a ter a cobertura ativada.

A antena foi instalada no povoado de Faetano, mas a empresa garantiu que o sinal funcionará em todas as nove cidades do enclave até o final deste ano. A rede foi implantada pela Nokia, com a frequência de 3,5 GHz. e tecnologia massive-MIMO.

O 5G é esperado para ser utilizado no país em funções como segurança política, cidade inteligente, turismo digital e indústria 4.0. No entanto, é preciso ressaltar que – até o momento – ainda não existem smartphones compatíveis com a cobertura de quinta geração no mercado. A tendência é que comecem a ser comercializados a nível mundial no final deste ano.

A TIM tem realizado testes com faixas de ondas milimétricas – ou seja, acima de 26 GHz – em seu laboratório localizado na cidade de Turin, na Itália. Após os experimentos, os espectros devem ser usados em fase piloto também no território de San Marino.

Vale recordar que, no Brasil, a Anatel já tem se movimentado para uma futura chegada do 5G no país. A agência pretende licitar as frequências de 3,5 GHz e de 2,3 GHz para a rede móvel de quinta geração.

Fonte: Tudocelular


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM

Serviços


Atendimento OnLine
Enviar...