Telas dos smartphones podem estimular e antecipar a cegueira

Você provavelmente já deve saber que a luz de telas de LCD e LED não é tão inofensiva como gostaríamos, e isso explica a adoção cada vez maior das empresas com o chamado “modo noturno” em smartphones, que remove a luz azul da tela do seu smartphone ou computador e a mantém em tons mais quentes que faz os olhos ficarem menos cansados e possibilita noites melhores de sono.

Mas parece que problemas noturnos não são o único problema grave causado pelas telas que nos rodeiam todo o tempo. Segundo um estudo publicado pelo Scientific Reports, a luz azul emitida pelos smartphones, tablets, notebooks, monitores e televisões podem aumentar as chances de cegueira.

Antigos estudos já afirmaram que a luz azul é potencialmente perigosa aos olhos humanos, mas agora os estudiosos da Universidade de Toledo, em Ohio, apontam que ela pode ser muito mais prejudicial do que o imaginado: tornando as moléculas tóxicas.

A equipe descobriu que o brilho azul da luz nas células do olho torna as moléculas em um veneno para as próprios células, as envelhecendo e degenerando de forma mais rápida que o comum.

“Estamos sendo expostos à luz azul continuamente, e a corne e lentes de nossos olhos não podem bloquear ou refletir [a luz azul]”, afirma Ajith Karunarathne, professor assistente do Departamento de Química e Bioquímica que ajudou a escrever o estudo.

Ele explica que a degeneração macular ocorre quando células fotorreceptoras na retina morrem. E como elas não se regeneram, então “quando morrem, elas estão mortas para sempre”, afirma Kasun Ratnayake, estudante de doutorado e pesquisador do estudo.

O mesmo estudo também revelou que em luz verde, amarela ou vermelha tal degeneração não ocorre, sendo apenas a luz azul, a qual somos mais expostos, a principal causadora deste fenômeno.

Karunarathne conclui que “esperamos encontrar um método para proteger a visão de crianças que estão crescendo neste mundo de alta tecnologia”.

Fonte: Tudocelular


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM

Serviços


Atendimento OnLine
Enviar...