Seagate pretende dobrar a velocidade dos HDDs usando tecnologia de multi atuadores

A Seagate está dedicada em trazer HDDs com 20TB para o mercado já em 2019 utilizando o sistema de armazenamento Heat Assited Magnetic Recording. Agora, uma outra tecnologia da empresa promete também tornar os HDDs mais velozes, o que vai tornar a competição com os rápidos SSDs mais acirrada.

Em uma postagem em seu blog, a Seagate explicou que vai começar a adotar nos próximos anos a tecnologia de multi atuadores, que permitirá dobrar a velocidade dos HDDs, tornando os dispositivos mais atraentes para o uso em data centers, além, é claro, de entregarem uma performance mais aprimorada para consumidores comuns.

Como o próprio nome da tecnologia já indica, a empresa pretende utilizar mais atuadores para expandir a velocidade dos HDDs. Atualmente, os HDDs utilizam apenas um atuador, que movimenta os braços que fazem leitura e escrita de forma sincronizada aos cabeçotes do aparelho.

Com a nova tecnologia, a Seagate vai utilizar dois atuadores (nos primeiros estágios de desenvolvimento), o que permitirá que os braços atuem em frequências separadas e, consequentemente, consigam fazer o dobro da leitura e escrita, mantendo a mesma capacidade de armazenamento.

A novidade é boa em diversos aspectos, já que a Seagate, e também outras concorrentes, vão oferecer HDDs com cada vez mais capacidade, custo-benefício por terabyte e com performance aprimorada, fator que está fazendo os SSDs se tornarem cada vez mais populares, apesar dos preços mais altos.

De acordo com um levantamento feito pela firma de pesquisa Statista, no cenário atual, os SSDs devem ultrapassar os HDDs em vendas em 2021. Com os discos rígidos ganhando mais velocidade, a competição contra os SSDs ficará mais acirrada, o que pode significar queda nos preços e mais opções para os consumidores.

Fonte: Seagate

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM

Atendimento OnLine
Enviar...