Rumor: Microsoft trabalha em nova versão do Windows 10 baseada na Universal Windows Platform

De acordo com novos rumores, a Microsoft está trabalhando em uma nova versão do Windows 10 totalmente baseada na Universal Windows Platform (UWP).

Meses atrás surgiram informações de que a Microsoft estava trabalhando para transformar o Windows 10 em uma plataforma completamente modular e esta suposta nova versão é mais um passo em direção a isso.

Voltada para desktops, laptops e portáteis híbridos (notebook + tablet), esta suposta nova versão é conhecida pelo codinome Polaris e também fará uso do CShell para se adaptar melhor aos diferentes dispositivos. Ele também oferecerá a experiência com área de trabalho tradicional que já conhecemos, mas baseada na UWP.

Se os rumores estiverem corretos, esta nova versão do Windows 10 baseada na UWP não terá suporte nativo para Win32. O suporte para aplicativos Win32 poderá ser disponibilizado posteriormente via “contêineres” para oferecer uma experiência melhor do que a oferecia via acesso remoto a aplicativos virtualizados.

Um dos benefícios de uma versão do Windows baseada totalmente na UWP é a segurança. Em teoria, o Polaris deverá ser a versão mais segura do Windows por não conter código legado.

A remoção do código legado também implicará em melhor performance mesmo em dispositivos com hardware mais modesto.

Usuários da versão “normal” do Windows 10 não poderão fazer um upgrade para o Polaris, e quem usa o Polaris não poderá migrar, por exemplo, para o Windows 10 Pro – diferente do que ocorre com o Windows 10 S, que só roda aplicativos pré-instalados e os oferecidos via Microsoft Store mas pode ser atualizado para o Windows 10 Pro.

Outro detalhe é que a existência desta suposta nova versão do Windows 10 baseada na Universal Windows Platform, que só deverá vir pré-instalada em novos dispositivos, não significa necessariamente o fim do Windows 10 “normal”.

Com os builds mais recentes do Windows 10 disponibilizados para os participantes do Windows Insider Program, a Microsoft vem migrando cada vez mais recursos do Painel de Controle clássico para o aplicativo Configurações – tudo em preparação para o Polaris.

A empresa também está desenvolvendo uma nova versão do Explorador de Arquivos totalmente baseada na UWP, que possivelmente ficará pronta ainda neste ano.

Os rumores afirmam que o Polaris deve ser lançado oficialmente em 2019.

É importante destacar que isso ainda não foi confirmado pela Microsoft e muita coisa pode mudar.

Fonte: Baboo

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM

Atendimento OnLine
Enviar...