Review DOOGEE Y8

O DOOGEE Y8 é um celular de entrada da marca Chinesa DOOGEE. O smartphone tem tela de 6.1″, 19:9 de Aspect Ratio e 89,9% de aproveitamento da tela. O sistema de fábrica é o Android 9 Pie puro.

O telefone tem um preço, na China, de U$ 79,99, podendo ser importado para o Brasil e podendo optar pela modalidade de Frete Grátis, onde demora por volta de 60 dias para o produto chegar. Desse modo, o DOOGEE Y8 é um smartphone de entrada, praticamente sem concorrentes, pois pelo valor aproximado de R$ 340,00 no Brasil você não terá opções…a não ser telefones antigos, presos a versões muito velhas e desatualizadas do Android ou até mesmo telefones com telas minúsculas.

Design

O DOOGEE tem design simples, porém semelhante ao Moto G. Com medidas de 156,8 x 75,25 x 9 mm e pesando aproximadamente 190 gramas, o celular peca por ter um revestimento de plástico, onde com o tempo de uso fica muito evidente as marcas de dedo no aparelho. Mas isso deixa o telefone menos escorregadio, o que pode evitar quedas e desconforto no manuseio. Por ser de baixo custo, aparentemente a tela do telefone não conta com a tecnologia Gorilla Glass, o que o deixa muito mais frágil em caso de quedas.

Os acabamentos laterais são de plástico, então é sempre bom ter bastante cuidado ao manusear, e mais cuidado ainda para não deixar o aparelho cair. Uma boa dica para quem optar por comprar o DOOGEE Y8 é comprar junto uma capinha e película de vidro, uma vez que achar elas aqui no Brasil não será uma tarefa fácil.

Um dos pontos positivos do smartphone é vir com Reconhecimento Fácil e Leitor de Digitais. O Leitor de Digital esta localizado na parte de trás do aparelho, o que ajuda a segurar e desbloquear o aparelho com apenas 1 mão. Em nossos testes, o sensor biométrico funcionou de forma correta, sem apresentar travamentos e com um tempo de resposta satisfatório, ainda mais por se tratar de um modelo de baixo custo.

A DOOGEE inclui neste smartphone um slot híbrido de memória e chip de operadora. Nele existem espaços para receber dois componentes, e por isso o usuário escolher se quer fazer do Y8 um telefone dual chip (com dois SIM cards) ou com memória estendida (via cartão SD). O DOOGEE Y8 traz ainda a tradicional entrada de ouvido no padrão 3,5 mm, além de porta USB 2.0.

A tela do Y8 é de 6,1 polegadas com tecnologia IPS e resolução 1280 x 600 pixels, o que resulta em uma densidade, segundo o fabricante, de 270 pixels por polegada. Na prática, temos imagens nítidas e com cores intensas, mesmo na luz do sol.

Câmera e fotos

O conjunto de câmeras do Y8 é, teoricamente, satisfatório: são duas câmeras traseiras, 8.0MP + 5.0MP e 8.0MP na câmera frontal. Ambos os sensores trazem abertura de lente f/2.2. Mas a qualidade das fotos, quando tem pouca luz, não tem a qualidade satisfatória. Em ambientes com boa luz, a qualidade é comparável aos smartphones de baixo custo.

Um ponto negativo é a falta de estabilização. Tanto na câmera frontal quanto na traseira, você deve manter a mão bem firme para que as fotos não saiam completamente desfocadas ou tremidas, principalmente em ambientes com pouca luz.

Bateria

A bateria do DOOGEE Y8 tem capacidade para 3.300 mAh e não deve decepcionar os usuários que passam o dia longe das tomadas. Em tese é possível usar o smartphone de forma moderada por 16 horas, alternando entre as redes 4G, Wi-Fi e alguns apps. Com o uso intenso de câmera para gravações e fotos, o tempo de vida deve ser por volta de 13 horas.

Um ponto negativo do smartphone é não contar com sistema de carregamento rápido.

Desempenho

O DOOGEE Y8 tem processador quad-core de até 1,5 GHz e memória RAM de 3 GB. Essas especificações são suficientes para rodar o sistema Android de fábrica sem travamentos, mas o mesmo não se pode dizer com o uso de jogos mais pesados.

Uma das grandes vantagens do celular é que ele já vem de fábrica com o Android 9.0 Pie, a versão mais atualizada do sistema operacional do Google. Na tela de informações sobre o telefone, consta como a última atualização em 04/03/2019.

O armazenamento é de apenas 16 GB, mas por volta de 9-10 GB ficam disponíveis para uso. Se você precisa de armazenar muitos vídeos/fotos no celular ou costuma baixar muitos aplicativos, provavelmente sentirá a necessidade de um cartão de memória. O Y8 aceita microSD de até 128 GB, mas, nesse caso, você só poderá fazer uso de apenas um chip de operadora, como já foi mostrado anteriormente.

Conectividade Redes Móveis

O DOOGEE Y8, vem equipado com suporte para redes 2G, 3G e 4G nas seguintes frequências:

2G: GSM-850/900/1800/1900 MHz
3G: WCDMA-900/2100 MHz
4G: FDD-B1/B3/B7/B8/B20

Com isso o smartphone NÃO vem com compatibilidade com a Banda 28 (700 MHz), a Banda 28 consegue alcançar longas distâncias, além disso, nos grandes centros, esta é a faixa que promete entregar a maior recepção em ambientes internos.

Mas por ser compatível com a Banda 3 (1800 MHz) e Banda 7 (2600 MHz), o DOOGEE Y8 é compatível com as redes 4G das quatro maiores operadoras do Brasil (Claro, Oi, TIM e Vivo).

Conectividade WiFi

Um ponto positivo é a compatibilidade com redes WiFi de 5GHz (IEEE 802.11ac), e também com redes 2.4 GHz (IEEE 802.11n).

Quando operando em redes 5GHz, o smartphone atinge uma velocidade de até 130 MB/s (estando ao lado de um modem Humax HGB10R-02 fornecido pela NET, em uma conexão de 240 Megas), o que é mais veloz em cerca de 3 vezes, se comparado à rede 2.4GHz.

Vídeo

Custo-benefício

O DOOGEE pode ser encontrando em lojas na China, e a DOOGEE tem uma “Loja Oficial” na AliExpress, podendo ser encontrado por U$ 79,99 (R$ 340,00), o que é extremamente “barato” para um telefone de baixo custo.

Para quem precisa de um celular para acessar internet, conversar no WhatsApp, e navegar pelas redes sociais o DOOGEE Y8, pelo valor, é uma boa opção.

Lembre-se, que em qualquer processo de importação da China existe a possibilidade de a sua encomenda ser taxada, e geralmente quando isso acontece o valor do aparelho praticamente dobra.

 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...