Relatório revela que rede 5GTF da Verizon é estável, mas não tão rápida assim

A rede 5GTF da Verizon em Houston é promissora, mas ainda não está pronta para ser oficialmente disponibilizada, de acordo com um novo relatório dos analistas do Signals Research Group (SRG). O grupo realizou o que pode ser o primeiro benchmark independente da rede 5GTF durante a última semana de janeiro e afirma que a plataforma é robusta, mas não tão rápida como se imaginava. De forma justa, a rede 5GTF (Fórum Técnico 5G) não é realmente compatível com os padrões 3GPP e é construída sobretudo nas tecnologias LTE existentes. A própria rede 5GTF da Verizon é construída para utilizar a banda de frequência de 28 GHz e se concentra em sistemas de ondas milimétricas.

De acordo com a SRG, os testes independentes foram conduzidos em circunstâncias estacionárias e em movimento. O grupo internacional de eletrônicos Rohde & Schwarz deu suporte ao esforço através de equipamentos provisórios necessários para a realização do teste. Surpreendentemente, embora a rede criada pela Verizon seja construída em equipamentos de células pequenas, os pesquisadores descobriram que a penetração à distância não era um problema. Árvores que bloqueiam a linha de visão, veículos em movimento, edifícios e outros obstáculos não impediram que as os dados ainda estivessem disponíveis em velocidades significativas mesmo em distâncias superiores a vários quilômetros.

Claro, isso não quer dizer que o teste não apresentou problemas. Em ambientes controlados, a Verizon pôde observar velocidades de dados de multi-Gigabits. No entanto, não foi bem isso que os testes do SRG encontraram. Na verdade, o grupo disse que qualquer cliente que espere velocidades de dados na casa dos Gigabits em toda a área de cobertura ficará desapontado. Isso não significa que velocidades superiores a 1Gbps são impossíveis, mas a velocidade real de transmissão parece ser altamente variável dependendo da distância, da linha de visão e de outros fatores. Além disso, o uso de frequências de banda milimétrica vai apresentar seus próprios problemas.

Para alcançar mais confiabilidade em alta velocidade, a Verizon precisará de um número muito maior de pontos de conexão com menos distância entre eles para convencer o SRG de que a rede está pronta para uso em massa. Além disso, esse esforço pode exigir a adição de equipamentos CPE colocados externamente para reforçar os sinais onde eles são mais fracos. Dito isto, o relatório conclui que as velocidades disponíveis na rede são significativamente maiores do que o que está atualmente disponível em outros lugares. Além disso, as velocidades são superiores às esperadas através de serviços de linha fixa, como o WiFi doméstico. Assim, a rede 5GTF é um avanço, mesmo sem cumprir os padrões 3GPP para 5G e mesmo que a Verizon ainda tenha muito trabalho pela frente.

Fonte: Tudocelular

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM