Primeira rede 5G é ligada na Austrália

A cidade de South Port, na Austrália, é a primeira do mundo a oferecer pontos de acesso à internet por meio de uma rede 5G. Uma maravilha, um marco, um luxo, mas que poderá ser experimentado por basicamente ninguém. Pois é, apesar da inovação apresentada pela operadora Telstra, ainda não existem dispositivos habilitados a navegar nas altas velocidades do 5G.

Vamos explicar melhor. A tecnologia da Telstra está disponível no 5G Innovation Centre, da própria operadora, e conta com uma estrutura repleta de emissores que espalham o sinal 5G pela região. Para se conectar à rede, as pessoas precisarão apenas ativar o WiFi em seus aparelhos, o suficiente para experimentar a novidade sem pagar nada.

Contudo, mesmo que o 5G da Telstra prometa velocidades de até 3 Gbps, o máximo que as pessoas conseguirão aproveitar conectavas via a função WiFi é 100 Mbps. O valor foi o pico registrado durante os testes no dia do lançamento da nova rede e ele é limitado pela própria tecnologia do WiFi, ainda não preparado para bandas mais largas, digamos assim.

Navegar em uma rede móvel a 100 Mbps é algo incrível em qualquer parte do mundo, sem a menor sombra de dúvidas, mas pensar que as conexões poderiam estar fluindo a uma velocidade até 30 vezes superior acaba deixando tudo meio frustrante. De qualquer maneira, é um bom aperitivo sobre o que vem por aí.

Fato é que, além da infraestrutura das operadoras de telefonia móvel, o 5G precisa do apoio e do compromisso das fabricantes de dispositivos portáteis para rodar. E isso deve demorar mais um pouco, especialmente no Brasil: aqui, a GSMA prevê que o 5G chegue apenas em 2025.

Fonte: TecMundo

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM