📱 Por fake news, WhatsApp baniu pelo menos 1,5 milhão de contas no Brasil

O WhatsApp, mensageiro instantâneo mais popular do Brasil, está tomando medidas drásticas para conter a propagação de fake news, tendo anunciado recentemente que baniu nada menos do que 1,5 milhão de contas brasileiras de sua plataforma.

O banimento teve início em outubro do ano passado e setembro desse ano, período que inclui grandes acontecimentos como, por exemplo, o segundo turno das eleições presidenciais.

Os perfis foram banidos (alguns temporariamente outros para sempre) por suspeita do uso de robôs para o disparo e disseminação de discurso de ódio e notícias falsas (em média 14 mensagens diferentes a cada 30 segundos).

Os número de banimentos não foi diretamente revelado, porém, uma estimativa foi montada em cima de cinco comunicados recentes por parte do WhatsApp.

Devido ao uso irregular da plataforma a empresa costuma banir em média 125 mil contas mensalmente no Brasil, porém, no período das eleições os números batiam 80 mil perfis banidos por semana – o WhatsApp (que encerrou suporte recentemente ao Android 2.3 e iOS 8) tem cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos no planeta.

O nosso país figura os primeiros lugares do ranking com maior número de banimentos no WhatsApp no último ano; no mundo inteiro por volta de 22 milhões de perfis foram banidos, com 8% pertencentes ao Brasil.

Para controlar as campanhas de fake news e desinformação o Facebook, atual dono do WhatsApp, está investindo bastante em machine learning e no uso de robôs inteligentes que monitoram a rede, aprendendo a identificar irregularidades.

Fonte: Tudocelular


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...