Novo ransomware RansSIRIA visa PCs de brasileiros

Descoberto pelos pesquisadores de segurança da equipe MalwareHunterTeam, o novo ransomware RansSIRIA visa PCs de brasileiros.

O novo ransomware RansSIRIA é baseado no WannePeace e depois de criptografar os arquivos no computador da vítima, ele promete doar o valor do pagamento do resgate para refugiados da guerra na Síria.

Quando executado, o ransomware exibirá uma janela falsa do Word enquanto criptografa os arquivos em segundo plano. Depois que o processo de criptografia é concluído, ele mostrará uma tela com o “pedido de resgate”:

O ransomware também exibirá imagens que visam chocar a vítima e “mostrar como a guerra é terrível”. Por último, ele abrirá a URL “https://goo.gl/qNxDFP” e redirecionará a vítima para um artigo no site Wordvision sobre refugiados sírios.

O que é um ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido.

Exemplos conhecidos incluem o CryptoLocker, CryptoWall, CTBLocker, CoinVault e Bitcryptor.

Ferramentas para desbloquear arquivos criptografados por este tipo de ameaça também estão disponíveis no portal No More Ransom. O portal foi lançado pela Unidade de Crime de Alta Tecnologia da Polícia Holandesa, European Cybercrime Centre (EC3) da Europol e duas empresas de cibersegurança – a Kaspersky Lab e a Intel Security.

Fonte: Baboo

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM