🔐 Mozilla quer ainda mais segurança no Firefox e vai criptografar os pedidos de DNS

A par com a Google, a Mozilla é atualmente uma das únicas empresas que desenvolve um browser. Esta exclusividade dá-lhes a responsabilidade acrescida de definir e manter os padrões da indústria para este software.

Por isso mesmo resolveu agora criar uma novidade que vai aumentar ainda mais a segurança dos utilizadores. Em breve, todos os pedidos de DNS do Firefox vão passar a circular na Internet criptografados, via HTTPS, e com uma proteção adicional.

DNS ainda mais seguro no Firefox da Mozilla

Pode parecer uma medida simples e pouco eficiente, mas a verdade é que a proposta da Mozilla tem provas dadas. Ao transmitir os pedidos de resolução de DNS sobre um canal criptografado, vai conseguir que estes não sejam escutados e/ou adulterados.

É com esta ideia em mente que a Mozilla vai agora mudar as configurações do Firefox. Passa a ser a opção ativa a transmissão de pedidos de DNS sobre HTTPS e de forma segura. Esta alteração ficará para já limitada aos EUA, mas será em breve alargada a outros países, até se tornar o padrão.

Com a mudança, a empresa pretende eliminar situações frequentes em que as respostas de DNS são alteradas. O resultado é, por norma, o encaminhando os utilizadores para sites pouco fidedignos e passíveis de roubar dados. Fica assim garantida ainda mais proteção.

Este browser recorre ao HTTPS para manter a proteção

Claro que não vão ser todos os pedidos que vão circular nestes canais protegidos. Vai existir sempre mecanismos de salvaguarda que vão enviar esses pedidos para os definidos no SO.

Caso existam ferramentas de controlo parental ou se as respostas falharem, estas são devolvidas ao sistema operativo. Este depois tratará da resolução nos seus canais normais. É também importante para os gestores de parques informáticos de empresas, que precisam de controlar as máquinas.

Esta é mais uma excelente medida de segurança de que a Mozilla aplica. Consegue evitar problemas de alterações de DNS, ainda que de forma imposta. Os utilizadores agradecem estas medidas que de forma transparente os mantém seguros.

Fonte: Pplware


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...