Ministério Público pede que Microsoft pare de coletar dados de usuários brasileiros no Windows 10

Segundo novas informações da Reuters, promotores federais do Ministério Público de São Paulo pediram nesta quarta-feira que a Microsoft mude o processo de instalação do Windows. Isso porque, segundo eles, o processo viola leis do país coletando dados dos usuários “sem seu consentimento”.

Segundo o que foi revelado, o caso se assemelha ao que a Microsoft enfrentou no passado quando a União Europeia questionou os termos de uso do Windows 10. Nesse processo, os países do bloco também acusaram a gigante de Redmond de coletar dados excessivos de seus usuários, sem o seu “conhecimento”.

No caso brasileiro, os promotores afirmam que a configuração padrão do Windows 10 para brasileiros acabou dando para a Microsoft permissão para coletar dados como a localização, histórico de navegação e busca, conteúdo de e-mails e outras informações importantes:

Por conta disso, o MP pede que a Microsoft pare em 15 dias a “coleta automática de dados” e exigem que a empresa inclua no software alertas para quando os consumidores instalarem o Windows 10. Desta forma, os usuários devem entender melhor “as consequências de autorizar a coleta de dados”.

O processo ainda afirma que a Microsoft está tentando aumentar os lucros com base nos dados obtidos pelo Windows 10, por exemplo, criando publicidade direcionada para grupos específicos de consumidores.

Por enquanto, não sabemos quando haverá um julgamento do caso e a Microsoft no Brasil ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Mesmo assim, o MP está preocupado com o Windows 10 porque órgãos da esfera federal também usam o software:

Os promotores acrescentaram que várias entidades do governo federal, incluindo o sistema judicial e agências eleitorais, usaram o software da Microsoft, criando um risco de que informações legalmente privadas pudessem ser tornadas públicas

Fonte: Tudocelular

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM