
Desenvolvedores do Manjaro Linux estão trabalhando para tornar o Pamac cada vez mais completo com a adição do suporte a pacotes Snap e Flatpak.
O Pamac teria tudo para ser a melhor loja de aplicativos do mundo Linux no desktop, se apenas fosse uma loja de aplicativos.
O Pamac é na verdade um gerenciador de pacotes, similar ao Synaptic no Ubuntu ou DNF Dragora no Fedora, e mesmo agora, antes da implementação das novidades que lhes apresentarei neste artigo já é um dos melhores softwares da categoria.
Estando disponível por padrão em todas as versões do Manjaro, o Pamac faz um excelente trabalho em permitir a instalação via interface gráfica dos programas disponíveis nos repositórios oficiais do Manjaro e Arch Linux, bem como do AUR.
Conforme pode ser visto no Tweet abaixo no qual os devs do Manjaro estão fazendo um trocadilho parafraseando “O Senhor Dos Anéis” com a frase “One Pamac to rule them all…” (Um Pamac para dominar a todos…), a equipe não satisfeita com o já excelente software, agora está trabalhando para que o Pamac também proporcione acesso à instalação de pacotes Snap e Flatpak diretamente do Flathub e da Snap Store.
One Pamac to rule them all … Soon we have our package management ready at @ManjaroLinux to support @FlatpakApps, @snapcraftio, AUR and ALPM packages from one UI or TUI … pic.twitter.com/iZtFXHqUeh
— Manjaro Linux (@ManjaroLinux) February 5, 2020
Ainda não foram divulgadas datas ou versões para a disponibilidade dessas funcionalidades, mas isso certamente não tira o “brilho” da ótima notícia!
Mesmo não possuindo aquele visual todo “perfumado” de uma loja de apps, o Pamac realmente está a caminho de se tornar uma das melhores formas de se instalar softwares via interface gráfica no Linux. Mesmo não possuindo o apelo visual de uma GNOME Software, o Pamac está muito longe de ser difícil de ser utilizado, mesmo por usuários leigos. Penso que este seja um caso em que é realmente muito melhor trabalhar primeiro em funcionalidade, e deixar a “perfumaria”, que também tem a sua importância, para depois.
0 Comentário(s)