Linux Kernel 5.2 é lançado, confira as novidades

Depois de sete versões RCs (Release Candidates), foi oficialmente lançado no último domingo (7) o Linux Kernel 5.2, que chega trazendo vários novos recursos e aprimoramentos importantes, especialmente para lidar com novos hardwares. A nova versão do kernel também dá início à janela de mesclagem do próximo Linux Kernel 5.3, que deve estrear como estável em setembro.

“Eu estava um pouco predisposto a fazer um rc8, simplesmente por causa das minhas viagens e por estar totalmente fora da internet por alguns dias na semana passada”, disse Linus Torvalds no anúncio de lançamento do Linux Kernel 5.2. “Então, apesar de um núcleo reverso tardio, não vejo nenhuma razão real para outra semana de rc, então temos uma v5.2 com o tempo normal de lançamento.”

As principais novidades do Linux Kernel 5.2

Entre os principais destaques da nova versão do kernel, está o suporte aprimorado para gráficos Intel Icelake/Gen11, que agora é considerado pronto para uso. Isso está em sintonia com os drivers OpenGL e Vulkan da Intel, que agora também consideram o suporte para Icelake pronto para o usuário final. Além disso, novas plataformas da empresa foram incorporadas, incluindo Elkhart Lake e Comet Lake, bem como o trabalho no suporte para Agielx SoC/FPGA.

No lado da AMD, há melhor suporte para laptops com processador Ryzen, isso graças a adição do novo driver PCIe MP2, e melhorias para a tecnologia FreeSync. A nova versão do kernel também promete contar com aprimoramentos para mouse e teclado wireless da Logitech e implementa o novo driver Realtek RTW88 WiFi, que substitui o RTLWIFI de teste. A Realtek pretende continuar melhorando este novo driver WLAN RTW88.

Além disso, também há suporte para nomes que não diferenciam maiúsculas de minúsculas no sistema de arquivos EXT4, recurso que pode beneficiar, por exemplo, o Wine-Staging, e suporte para o Intel Sound Open Firmware nos drivers de áudio, uma iniciativa de firmware de áudio open source da Intel que parece ser bastante promissora.

O Linux Kernel 5.2 conta com vários outros aprimoramentos, o que inclui correções de bugs e de segurança, bem como vários outros drivers atualizados. A nova versão do kernel deve estar disponível muito em breve em uma distribuição Linux perto de você como, por exemplo, o openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, Regata OS e Manjaro.

Fonte: LinuxBuzz


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...