Jovem deixa vida de celebridade no Instagram e agora quer usar web para coisas reais
A busca por curtidas e seguidores nas redes sociais pode consumir vidas. Foi o que aconteceu com uma adolescente australiana que se tornou uma pequena celebridade de Instagram, antes de se cansar de tudo e abandonar a superficialidade das redes sociais – criando um site novo para quem quiser acompanhá-la.

Essena O’Neill tem 18 anos e chegou a ter 612.000 seguidores no Instagram. Só que na semana passada ela chegou ao limite: apagou mais de 2.000 das suas fotos e alterou a legenda das outras revelando que, apesar de tudo parecer uma maravilha na foto, o processo de criação delas não foi nem um pouco divertido.
 
As mais de 2.000 fotos deletadas serviam para “nada mais do que auto-promoção”, explicou O’Neill. Nas outras, ela tratou de desmistificar a imagem e toda a ideia de fama nas redes sociais.
 
“EDIÇÃO DE LEGENDA REAL: paguei por essa foto. Se você se pegar olhando para “garotas do Instagram”, sonhando que a sua vida fosse como a delas… Entenda que você só vê o que quer. Se elas marcam uma empresa, 99% das vezes foram pagas para isso. Nada contra apoiar marcas que você ama (por exemplo, eu orgulhosamente promoveria camisetas ecológicas ou carne vegetariana em troca de dinheiro já que são causas que eu apoio). Mas isso não tem propósito. Não há propósito em um sorriso forçado, roupas pequenas e ser paga para ficar bonita. Somos uma geração que foi ensinada a consumir e que consome, sem pensar de onde vem as coisas e para onde elas vão.”
 
Em outras imagens, ela se dizia “vazia” e “viciada em curtidas”. Sobre a primeira foto postada em sua conta, uma selfie, ela disse que passou uma semana olhando para a foto esperando novas curtidas. “Eu consegui 5 curtidas. Isso foi quando eu estava faminta por validação em mídias sociais… Hoje marca o dia em que eu saí de todas as mídias sociais e passei a focar em projetos da vida real.”
 
Um desses projetos é um site para quem quiser se livrar da superficialidade das redes sociais, como ela fez. Nele, Essena está divulgando vídeos que, segundo ela, mudaram a sua vida, além de escrever sobre como a vida está melhor sem as redes sociais. Ela também desafiou seus leitores a passarem uma semana longe das mídias sociais. E garantiu que vai usar o espaço para discutir os assuntos que ela considera importantes – as coisas da “vida real”, e não do Instagram. Ela lembra como a internet é uma ferramenta poderosa para juntar as pessoas e espalhar informações, e quer usá-la para defender as causas que se importa, como a minimização da cultura das celebridades, veganismo, igualdade de gênero e vício em tecnologia.
 
Exagero é sempre um problema, e quando você busca exageradamente por aprovação na internet, você tem um problema. Se a sua vida é dedicada e parecer uma pessoa feliz e positiva sendo que, por dentro, você está bem longe disso, você tem um problema. Mas o mais bacana da internet é que a ferramenta pode tanto ser usada obsessivamente em busca de curtidas e seguidores, como também para discutir outras coisas que você se interessa – é só mudar do Instagram para um blog e começar a fazer isso.

Fonte: The Guardian


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...