Internet do Oiapoque ao Chuí: Brasil vai lançar satélite que transmite a 80 Gbps
O Brasil está se preparando para lançar o primeiro satélite de comunicação e defesa 100% nacional para levar internet às áreas mais afastadas do país. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) possui capacidade de 80 Mbps e deve iniciar a órbita no final desde ano, com início para entrar em operação ainda no primeiro trimestre de 2017.

“Ele não vai melhorar a internet para todo mundo. O objetivo dele é que a gente consiga levar internet aonde a fibra ótica não chega. Porqqe ele não precisa passar três mil quilômetros de fibra ótica. Vai lá, coloca uma antena de um metro lá no meio do Amazonas, numa tribo de índios, e a gente vai poder fazer tele-educação e telemedicina”, explicou o comandante do Núcleo do Centro de Operações Espaciais, coronel Hélcio Vieira Junior.
 
Além de oferecer internet para regiões afastadas ou com populações menores do Brasil, o satélite terá 30% de sua banda reservada para uso exclusivamente militar. Ele poderá até ser usado para garantir comunicações do presidente e vice-presidente do país em uma situação de emergência – algo que não estamos acostumados a ver por aqui, mas que é bom saber que existe algum plano caso ocorra.
 
O lançamento do SGDC é apenas um primeiro passo para um projeto mais longo, de cinco a oito anos de prazo, que pretende utilizar satélites com capacidade de transmissão que chegariam a 300 megabits por segundo e, aí sim, oferecer internet mais barata que a fibra ótica.

Fonte: Tudocelular 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...