Gauss: ferramentas ajudam a identificar o vírus no PC; teste
O vírus-espião Gauss, descoberto pela empresa russa de segurança Kaspersky na semana passada, ainda está envolto em mistérios. Mas já estão disponíveis pelo menos duas ferramentas para que o usuário teste seu PC.
Ambas tentam identificar o virus procurando uma fonte personalizada específica – Palida Narrow – que é instalada pelo malware. A primeira delas (disponível neste link) vem do Laboratório de Criptografia e Segurança de Sistemas da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. A segunda (clique aqui) foi disponibilizada pela Kaspersky.
A fonte não contém código malicioso e não introduz uma vulnerabilidade no sistema da vítima, disse Roel Schouwenberg, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky Labs, sendo mais um dos mistérios que envolvem o malware. Não se sabe exatamente qual é sua origem e nem sua carga viral (payload). A Kaspersky lançou, inclusive, um chamado à comunidade de criptografia: quem puder ajudar a decifrar o código do vírus-espião deve fazer contato pelo e-mail theflame@kaspersky.com.
Mais recente novidade no que especialistas chamam de ciberguerra, o trojan Gauss é uma ferramenta criada ou apoiada por um governo para espionar e roubar dados confidenciais, com foco principalmente em senhas, credenciais de contas bancárias online, cookies e configurações específicas dos equipamentos infectados. “A funcionalidade do Trojan bancário Gauss tem características únicas que não se encontram em nenhuma outra ciberarma descoberta anteriormente”, afirmou a Kaspersky.

Fonte: Terra 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...