Galaxy S3 não vai receber actualização oficial para KitKat
Samsung oficializa que o Galaxy S3 e S3 mini não terão actualização para Android 4.4.2 KitKat.
 
Foi há pouco mais de 2 meses que a Samsung anunciou a lista de equipamentos que iriam receber a actualização para a versão mais recente do Android, onde os Galaxy S3 e S3 mini estavam incluídos.
Neste mês de Maio faz precisamente 2 anos que o Galaxy S3 foi lançado. Embora seja uma duração de suporte superior a 18 meses, duração essa recomendada pela Google há uns anos, a actualização para a versão mais recente era muito bem-vinda e bem encarada, dando mais confiança à marca e deixando os clientes mais satisfeitos. Há pouco foi confirmado que esses equipamentos já não terão o Android KitKat. Qual será o motivo?

A actualização KitKat para o Galaxy S3 tem gerado bastante controvérsia. O Galaxy S3 é sem dúvida um smartphone extremamente popular, já para não falar que passados 2 anos ainda pode ser adquirido directamente das prateleiras das lojas. Será que já não tem capacidade para correr convenientemente a mais recente versão?!
Depois da actualização ter sido dada como certa, ontem ficou instaurada a dúvida devido a um relatório de desenvolvimento interno que revela a existência de falhas no carregamento das aplicações do sistema no S3, para a versão de testes KitKat.
O site SamMobile conseguiu obter uma informação oficial da Samsung onde revela, explicitamente, que é a memória RAM que está a condicionar o correcto funcionamento da versão KitKat no Galaxy S3 e S3 mini, onde ambos têm 1GB de RAM. Será mesmo que 1GB não é suficiente?!
O comunicado oficial da Samsung segue abaixo.
De modo a facilitar uma actualização na plataforma Google, o desempenho de diverso hardware (ROM, ROM, etc.), a capacidade multi-tarefa e o ecrã devem cumprir determinados requisitos técnicos. As versões 3G do Galaxy S3 e S3 mini vêm equipadas com 1GB de RAM, o que não permite o suporte efectivo para uma actualização da plataforma. Como resultado dessa limitação nesses modelos, não conseguirão suportar a actualização do sistema de modo a conseguir fornecer a melhor experiência de utilização.
A Samsung decidiu não lançar a actualização para KitKat para o Galaxy S3 e S3 mini nas versões 3G, mas essa actualização estará disponível para o Galaxy S3 LTE, já que os 2GB de RAM que inclui são suficientes para suportar a actualização do sistema.
A interface de utilizador da Samsung, o TouchWiz, sempre foi conhecida pelo seu elevado peso no sistema: não é preciso abrir muitas aplicações para que a gestão de memória do Android decida começar a fechar aplicações, incluindo também o próprio TouchWiz. Segundo o plano de suporte de actualizações da Samsung, a quantidade mínima de memória RAM para que possa ser feita a actualização para o KitKat é 1,5GB. Segundo a Google, o KitKat foi concebido para correr correctamente em dispositivos com apenas 512MB de memória RAM. Afinal, em que ficamos?!
Para tornar tudo ainda mais caricato, a Samsung tem alguns equipamentos (entre eles o Galaxy Ace Style) vendidos directamente com o Android KitKat 4.4.2, com apenas 512MB de RAM e processador dual-core… e o Galaxy S3 com 1GB de RAM e processador quad-core não consegue correr a versão KitKat?!
Nestas questões, o dinheiro e as vendas falam sempre mais alto. A versão mais recente do TouchWiz da Samsung, aquela que não é suposto que chegue aos equipamentos que vão agora receber o KitKat, está bastante mais optimizada em termos de recursos e isso torna possível que o Android KitKat da Samsung funcione sem problemas em equipamentos com 512MB de RAM. Tudo isto é interessante mas controverso: se esse novo TouchWiz fosse colocado nos equipamentos mais antigos iria inibir as vendas de outros produtos. Resumindo: marketing.
Não foi há muito tempo que o Android 4.3 Jelly Bean chegou ao Galaxy S3, portanto foram quase 2 anos de actualizações, desde a versão 4.0.4 até à versão 4.3. A Samsung, um dos fabricantes que maior suporte dá aos equipamentos Android, começa agora descartar o suporte por questões de marketing.

Seja como for, o Pplware não vai deixar que os utilizadores do Galaxy S3 fiquem de “mãos a abanar” em relação ao KitKat. Brevemente surgirão novidades. 

Fonte: Pplware 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...