Facebook e WhatsApp são acusados de violar regra da Comissão Federal do Comércio dos EUA

Parece que o Facebook terá dores de cabeça com os órgãos reguladores devido à sua decisão de compartilhar os dados de usuários do WhatsApp com seus outros serviços. Enquanto a Comissão de Informação do Reino Unido ainda está fazendo suas investigações para saber se a empresa está seguindo as leis de proteção ao usuário, a Electronic Privacy Information Center (EPIC) já deu um veredito.

Para a EPIC, o Facebook violou uma prática que deve ser observada pelas empresas. O órgão apresentou de uma queixa afirmando que o compartilhamento de informações do WhatsApp viola o ato da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC).

De acordo com uma publicação no site oficial da EPIC, o ato da FTC que proíbe “práticas comerciais desleais ou enganosas” não foi observado pelas empresas de Zuckerberg nesta nova mudança. A base para o argumento é que as empresas mentiram ao prometer em 2014 que a política de privacidade do WhatsApp não mudaria e que o app nunca iria vender informações pessoais – incluindo números de telefone, nomes e dados de perfil.

EPIC apresentou uma queixa junto à FTC sobre a mudança, e a FTC respondeu, avisando que as duas empresas devem honrar as suas promessas de privacidade aos usuários WhatsApp.

WhatsApp afirmou que a necessidade de compartilhar alguns dados com o Facebook é para testar novas funcionalidades, incluindo notificações de fraude de bancos, os atrasos dos voos das companhias aéreas e melhorar a ferramenta de localizador de amigos. A empresa acrescenta que todas as mensagens continuarão a ser criptografada e, portanto, ilegíveis pelo Facebook ou o próprio WhatsApp.

Usuários ainda têm um período de 30 dias para optar pelo não compartilhamento de dados, mas a EPIC diz que isso ainda não adere à ordem de consentimento do FTC, em que as empresas são obrigadas a obter o consentimento dos usuários em primeiro lugar.

Fonte: Tudocelular 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...