Facebook e Instagram reduzem alcance de posts para promover anúncios

Na última quarta-feira (17/07) o Instagram começou a esconder a quantidade de curtidas em posts de usuários brasileiros. A novidade virou motivo de discussões nas redes sociais, mas o Facebook alega que existe um bom motivo por trás de sua estratégia.

No entanto, ao que tudo indica, a rede social e o Instagram podem estar passando por mais uma mudança silenciosa. Isso porque vem crescendo substancialmente as reclamações sobre a queda no engajamento dos usuários em ambas as plataformas.

De acordo com algumas agências de marketing, essa redução no alcance orgânico das postagens parece um movimento proposital do próprio Facebook. Assim, a rede social acaba priorizando a compra de anúncios para que um influenciador atinja seu público, por exemplo.

Alguns usuários também notaram que tanto o Facebook quanto o Instagram agora estão aumentando a quantidade de propaganda dos seus recursos de impulsionamento. Com isso, sempre que uma postagem é feita por uma empresa, a rede social acaba oferecendo opções de pagamento para que o engajamento seja maior.

Quando questionado sobre o assunto, o Instagram disse que não fez nenhuma mudança no seu algoritmo de classificação. Segundo a rede social, os usuários continuam vendo 90% das postagens dos seus amigos, sendo que contas populares não possuem vantagens sobre as demais.

Mesmo assim, é inegável que o feed dos usuários vem sendo bombardeado com mais posts patrocinados. No entanto, isso é fruto dos novos recursos de monetização da própria rede social, que agora permite a promoção de postagens de influenciadores como anúncios.

Por enquanto, representantes do Facebook não se manifestaram sobre o assunto. Mesmo assim, o chefe da We Are Social afirma que as constantes mudanças de algoritmos acabam fazendo com que algumas postagens sejam prejudicadas.

Além disso, o Facebook vem expandindo as suas opções de monetização, algo normal para uma empresa tão grande. Assim, não é de se estranhar que a companhia de Mark Zuckerberg esteja procurando aumentar a sua lucratividade ao cobrar por um engajamento maior em sua plataforma.

Fonte: Tudocelular


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...