Facebook é acusado de espionar usuários pelo microfone de seus smartphones
Nos últimos anos, o Facebook tem se tornado cada vez mais uma plataforma poderosa para a divulgação de produtos e serviços.

Além de analisar o comportamento de seus usuários on-line para oferecer produtos que eles realmente precisem em suas propagandas, uma nova teoria especula que a rede social de Mark Zuckerberg também poderia estar nos espionando através dos microfones em nossos smartphones e tablets.
 
A suspeita foi divulgada pela professora universitária Kelly Burns, que ensina Comunicação em Massa na University of South Florida.
 
Para comprovar sua tese, Kelly utilizou o microfone de seu smartphone para falar que estaria interessada em participar de um safari africano andando de Jeep; em cerca de 1 minuto, ela começou a se deparar com publicidade e posts promocionais relacionados à safari em sua linha do tempo. Em entrevista à NBC, a professora alertou:
 
“Acho que as pessoas não perceberam o quanto o Facebook está rastreando cada movimento que fazemos on-line. Tudo que é feito em nossos smartphones é vigiado.”
 
Burns afirma que o áudio coletado é utilizado para direcionar determinados tipos de anúncio ao internauta, tornando a venda de produtos e serviços algo ainda mais rentável para a rede, e é claro, para os anunciantes.
 
Em resposta às acusações, o Facebook informou que embora o aplicativo realmente escute o áudio, ele o faz para melhorar a experiência de uso na rede. Através de uma postagem em seu blog oficial foi relatado o seguinte:
 
“O Facebook não utiliza o microfone do seu smartphone para informar anunciantes, ou para mudar o que você vê em sua linha do tempo. Alguns artigos recentes sugeriram que poderíamos estar escutando as conversas das pessoas para mostrar a elas anúncios relevantes, mas isso não é verdade.”
 
De qualquer forma, é possível impedir que o Facebook tenha acesso ao seu microfone de uma forma muito simples:
 
* No Android, basta ir em Configurações > Privacidade e Segurança > Permissões do Aplicativo > Microfone e desmarcar a opção do Facebook.

* No iOS, basta ir em Ajustes > Privacidade > Microfone e desmarcar a opção do Facebook.

 
Fonte: Tudocelular

Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...