Expansão do 4G segue em paso lento no Brasil; SP e RJ lideram em acessos ativos
A expansão do 4G no Brasil segue a passo lento, apesar de já representar mais que o dobro dos aparelhos com 2G. Com exceção da TIM, as operadoras estão expandindo aos poucos os acessos, apesar de a tecnologia já atingir mais de metade da população do país, com um total de 478 municípios cobertos, onde moram 55,1% dos brasileiros. De acordo com dados do portal Teleco, apesar da expansão lenta e gradual, o 4G é a tecnologia que mais cresce no país, com 7,1 milhões de novos celulares no primeiro trimestre deste ano.

A Vivo, que liderou em adições líquidas ao 4G no primeiro trimestre do ano com 2,2 milhões de novos usuários, não é nem mesmo a segunda operadora com mais cidades atendidas com a tecnologia. A TIM, que teve 2 milhões de novas linhas com a banda larga móvel mais veloz, oferece o 4G a 421 municípios. A Claro, que obteve 1,7 milhão de novas assinaturas da tecnologia, leva o 4G a 190 cidades, e é seguida em cobertura pela Vivo, com 183 municípios atendidos. A Oi leva o 4G a 183 cidades e teve 1,1 milhão de novos usuários nesta tecnologia nos três primeiros meses do ano.
 
Apesar da expansão lenta do 4G, em dezembro do ano passado o Cade permitiu que Vivo, Oi e TIM compartilhassem a rede da tecnologia para ajudar a levar a tecnologia para mais usuários em um espaço de tempo menor e com investimentos mais baixos. A permissão foi concedida para que as empresas cumpram uma exigência da Anatel de 2012, após o leilão da faixa de 2,5 GHz, frequência a ser compartilhada. A agência estuda dobrar frequência para melhorar a cobertura.
 
Com relação aos estados com maior cobertura, o campeão é São Paulo, que possui quase 9,5 milhões de usuários no 4G. O Rio de Janeiro é o segundo colocado, com cerca de 3,5 milhões de acessos ativos na tecnologia, seguido por Minas Gerais, que possui 2,7 milhões.

Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...