Expansão do 4G: Anatel autoriza compartilhamento de antenas por Vivo e Claro
Vivo e Claro vão compartilhar mais 180 antenas de rede de radiofrequência em áreas rurais para tentar cumprir metas de cobertura da tecnologia 4G. A Anatel aprovou a medida na última quarta-feira (25), prevista no edital de 450 MHz e 2,5 GHz, referente à primeira licitação do LTE no país.

Com isto, as duas operadoras chegarão a um total de 412 estações rádio base (ERB) compartilhadas. Em 2014, um acordo já previa 186 ERBs, número ampliado em janeiro de 2015 para 232. Estes compartilhamentos fazem parte de uma estratégia para cumprir metas de cobertura rural do 4G exigidas no edital. Além das duas frequências inicialmente previstas, a Anatel também já liberou algumas outras, como a faixa dos 850 MHz.
 
Em abril, o governo Dilma Rousseff sancionou a Lei Geral das Antenas com o objetivo de desburocratizar a instalação de novas antenas e ampliar a cobertura do 4G no país. A tecnologia ultrapassou os 32 milhões de acessos em março deste ano, de acordo com a Telebrasil, mantendo-se acima da meta. Esses acessos, no entanto, estão vastamente concentrados em áreas urbanas, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo.
 
A tecnologia LTE ainda caminha a passos lentos no Brasil. Segundo a Anatel, o número de aparelhos com suporte ao 4G ultrapassou pouco mais da metade dos dispositivos com acesso ao 2G em março de 2016. O órgão regulador já estuda dobrar a frequência das operadoras como um meio de tentar melhorar o sinal.

Fonte: Tudocelular 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...