Emissora testa transmissão com resolução 8K no Japão
Uma transmissão de TV com resolução 8K – o dobro do 4K – foi realizada com êxito no Japão. Apesar da tecnologia estar longe de ser popular, ela não é tão nova. Na CES (Consume Electronics Shows) 2014, maior feira de tecnologia do mundo, realizada no começo do mês, a Samsung exibiu um protótipo de um aparelho de TV com essa tecnologia.

 
No entanto, trata-se de um teste, como informou o site PC World. Ele foi feito pela emissora pública de TV NHK, que transmitiu dados por sinais terrestres em uma distância de 27 km entre o laboratório de pesquisa do canal, em Hitoyoshi, e o local de recepção do sinal. Chamado Super Hi-Vision 8K, o formato tem resolução de 7.680 x 4.320 pixels.
 
Esse não é o primeiro teste feito pela NHK. No primeiro, as imagens foram transmitidas por sinais aéreos em uma distância de apenas 4,2 km. O novo modo tem custos menores para a disseminação do sinal. Além desses dois testes, a emissora japonesa já filmou o carnaval do Rio de Janeiro em resolução 8K, em 2013.
 
Mas até o 8K se tornar realidade para a maioria das pessoas vai demorar. A previsão da NHK é que a tecnologia seja comercializada a partir de 2020, quando a capital do Japão, Tóquio, vai sediar os Jogos Olímpicos. No entanto, é pouco provável que uma parcela razoável da população possua TVs receptoras da tecnologia até lá.
 
Um dos empecilhos do 8K é o alto custo dos equipamentos. Para filmar o carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, a NHK teve que fazer uma gambiarra com 16 cabos HD. Outro ponto levado em consideração é que tantos pixels não fazem muita diferença na distância em que a maioria das pessoas assiste TV, de acordo com estudo da DisplayMate.

Fonte: Baboo 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...