Cuidado! Novo golpe usa Unimed para enganar vítimas via WhatsApp

A semana mal começou e já teve um novo golpe de phishing descoberto. Desta vez, os criminosos estão oferecendo um “plano de saúde grátis” da Unimed, por meio de mensagem no WhatsApp – por onde já prometeram conta Premium no Spotify e falsas ofertas de emprego na Cacau Show, ambas na última semana.

A mais recente ameaça foi alertada pelo analista da Kaspersky, Fabio Assolini, em sua conta pessoal no Twitter. Ele ainda postou duas imagens que mostram como o golpe é aplicado nas vítimas. Confira abaixo:

 

Vale lembrar que o phishing é uma das formas existentes de ataque hacker mais antigas. Por meio desse método, o criminoso “pesca” a vítima através de textos que oferecem algum prêmio, dinheiro ou desconto de produtos e assinaturas, seguido de um link para um site falso, onde serão exigidos dados pessoas e financeiros do usuário.

Após digitar essas informações, o cibercriminoso terá acesso a todos os detalhes da vida da vítima e, em muitas vezes, de seu smartphone, além de ter liberação para mandar novos golpes no futuro.

Para não ser afetado por essas ameaças, as recomendações tradicionais são evitar entrar em links de correntes ou aqueles enviados por pessoas desconhecidas. Além disso, outra sugestão comumente indicada é a instalação de algum software ou aplicativo de segurança digital no seu aparelho.

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM