Cuidado! Novo golpe no WhatsApp promete função que todos estão esperando
Um novo – mas não necessariamente original – golpe está se espalhando pelo país prometendo vídeochamadas pelo WhatsApp. Confira neste artigo tudo o que está envolvido neste golpe e quais são os perigos em se cair nele.

Trata-se de um golpe para conseguir dados dos usuários, mais especificamente o número do telefone. Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, “com essa informação, os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”.
 
O golpe em si vem em forma de mensagem do WhatsApp, dizendo que o usuário já pode ter o recurso de vídeochamada no aplicativo, sendo que isto ainda não foi disponibilizado pelo próprio aplicativo. Ao clicar no link indicado na mensagem a pessoa entra em uma página da web que pede o número de telefone para continuar.
 
Depois de inserido o número do telefone, o site informa que é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos do WhatsApp para ativar o a nova função. E, como se não fosse o suficiente, depois deste processo todo o usuário é direcionado para redes de afiliados que oferecem a instalação de softwares de origem duvidosa.
 
Trata-se de uma estratégia conhecida como “Scareware”, que pretende assustar o usuário até que o download seja concluído, aproveitando também para alavancar um software suspeito no aparelho.
 
A empresa russa responsável por identificar o golpe, Kaspersky Lab, informou que a campanha é capaz de se adaptar ao usuário levando em consideração fatores como idioma, localização e sistema operacional. O analista sênior de segurança da empresa no Brasil  também informou que o golpe é capaz de modificar a página inicial do navegador utilizado pelo usuário e incluir anúncios indesejados no celular.
 
Como se defender?
E o que pode ser feito a respeito? De momento, nosso conselho é nunca abrir mensagens suspeitas, ou de números desconhecidos e pensar duas vezes antes de clicar em um link que venha de uma fonte desconfiável.

Fonte: AndroidPIT 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...