Cuidado, no Facebook, dados estão expostos a apps de amigos

Sabe aquele joguinho bizarro com que sua mãe brinca todo dia no Facebook (e ela ainda por cima fica enviando vários convites a você porque acha fantástico)? Ou aquele quiz mala a que seu amigo idem fica pedindo para você responder todas as vezes que aparece no bate-papo?

E se lhe dissessem que ambos os aplicativos -e muitos outros- têm livre acesso a quase todas as informações do seu perfil sem que você tenha autorizado explicitamente o acesso dele?
Segundo as definições-padrão de privacidade do Facebook, praticamente todos os seus dados são públicos para aplicativos que seus amigos usam na rede social –mesmo que você não os use.
“As ferramentas estão se tornando invasivas”, diz a advogada especialista em direito digital Gisele Truzzi. “As pessoas acham que elas são de graça, mas a moeda de troca é o perfil do usuário.”
O Facebook confirma que a autorização de um amigo da sua lista é suficiente para que um app tenha acesso a seus dados pessoais. “Nós sempre deixamos isso claro em nossos termos de serviço, com que todo usuário concorda quando cria uma conta.”
Para Truzzi, a privacidade 100% garantida não existe na internet, mas a política de privacidade do Facebook é “um bocado” invasiva. “Esse tipo de interação acaba extrapolando a funcionalidade do aplicativo. Quando o usuário aceita os termos de um aplicativo, tudo bem. Mas os amigos dele não autorizaram esse contrato eletrônico.”
Fonte: Folha

Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...