Crise e preços altos afundam mercado de smartphones no Brasil; Samsung ainda lidera
Os brasileiros compararam quase 10,7 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2016, uma queda de 25,3% no mercado, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é de relatório divulgado pela empresa de pesquisa Gartner, nesta terça-feira, 31. Os motivos são, entre outros, a crise econômica vivida pelo país, a alta do dólar e o fim da Lei do Bem, que voltou com liminar apenas em meados de março, segundo a Abinee.

De acordo com a Gartner, todas as principais fabricantes que vendem smartphones no país tiveram queda nas vendas, exceto pela Blu Products, que vendeu mais aparelhos e se manteve na terceira colocação, aumentando sua fatia de mercado. A fabricante negociou mais de 1,2 milhões de unidades, abocanhando uma fatia de 11,39%.
 
A liderança segue nas mãos da Samsung. A sul-corena, no entanto, viu forte queda nas vendas, com recuo de 15,22% no total de unidades. No entanto, ainda foram vendidos quase 4,5 milhões de aparelhos da marca, que ainda por cima ampliou sua fatia de mercado para 42,2%, mais de cinco pontos percentuais a mais do que um ano atrás.
 
A Lenovo, que abriga também os aparelhos da Motorola, manteve a segunda colocação, também com recuo nas vendas (de 21,44%) e aumento na fatia de mercado (para 20%), com mais de 2 milhões de unidades vendidas.
 
Mas quem mais sofreu com a crise foi a LG, que perdeu mais de sete pontos percentuais na divisão do mercado brasileiro, ficando com apenas 9,20%. As vendas da sul-coreana caíram 58,4% na comparação com o primeiro trimestre de 2015, não chegando nem a 1 milhão de unidades.
 
A quinta colocação ficou com a Apple, que também teve forte queda nas vendas em comparação com o ano passado (39,9%), perdendo pouco mais de 1 ponto percentual de fatia, ficando com 4,68% do mercado. Outras fabricantes somadas ficaram com 13,13%, somando quase 1,4 milhão de unidades vendidas neste início de 2016, 31,59% a menos que o mesmo período de 2015.

Fonte: Tudocelular 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...