Confira os principais destaques do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo)

A Canonical lançou hoje, 18 de abril, o Ubuntu 19.04 (Disco Dingo), a versão mais recente de uma das mais populares distribuições Linux do mundo, que agora conta com as mais novas tecnologias e softwares open source. Entre os principais destaques, estão melhorias no desempenho, principalmente por conta da adição do ambiente gráfico GNOME 3.32.

Nós últimos tempos, os desenvolvedores do GNOME reuniram esforços para implementar correções que pudessem ajudar com o desempenho, especialmente envolvendo coisas como uso da memória RAM, CPU e ajustes nas animações que se combinam para criar uma experiência de desktop Ubuntu que parece infinitamente mais responsiva. E tudo isso está presente na versão 3.32 do ambiente gráfico.

Melhor suporte para hardware

Quem está disponível sob o capô é o mais recente Linux Kernel 5.0, que conta com diversas melhorias e correções, o que permite melhor suporte para novos hardwares e periféricos. O suporte para a tecnologia AMD FreeSync, telas touchscreens Raspberry Pi e criptografia Adiantum estão entre os destaques.

Somando a nova versão do kernel, está a pilha gráfica Mesa 19.0, que é o o mais recente lançamento e que traz versões atualizadas dos drivers open source e garante que aqueles que utilizam placas gráficas compatíveis obtenham o melhor desempenho no Linux, o que é extremamente fantástico, por exemplo, para os donos de placas de vídeo AMD, já que poderão obter melhor performance e suporte com jogos, sejam eles nativos, executados com o Steam Play ou Lutris.

Outra boa notícia, porém, desta vez para quem possui GPU NVIDIA, é que agora existe a opção de instalar o driver oficial da empresa durante o processo de instalação do sistema operacional. Não, não é essencial, mas ajuda aqueles que querem obter o máximo de desempenho possível com o seu hardware, bem como reduz a quantidade de coisas para se na pós-instalação.

Da mesma forma, aqueles que escolherem instalar o Ubuntu 19.04 em uma máquina virtual VMware ficarão felizes em saber que (quando detectado) o pacote open-vm-tools é instalado como parte do processo de instalação.

Finalmente, como estamos no assunto de drivers gráficos, fique de olho na nova opção “safe graphics mode” no menu do Grub. Escolher isso inicializará o Ubuntu com “NOMODESET” ativado. Se você está tendo problemas com placas de vídeo ou drivers gráficos, este modo será bastante útil.

Aprimoramentos na área de trabalho

Como mencionando anteriormente, a adição do GNOME 3.32 trouxe uma riqueza de melhorias para a área de trabalho. Recursos como controle de intensidade de luz noturna, avatares de usuário arredondados, acesso mais rápido ao Google Drive e permissão avançada para aplicativos estão prontos para serem usados desde o início.

Além disso, a nova versão do gerenciador de arquivos Nautilus suporta arquivos favoritos e, graças a um a nova extensão, permite que os usuários gerenciem ícones na área de trabalho, enquanto que um novo papel de parede e um tema Yaru atualizado para aplicativos GTK e ícones torna tudo ainda mais interessante.

O conjunto de ícones Yaru muda para uma mistura liberal de formas de ícones. Isso pode não parecer grande coisa, mas melhora bastante a aparência da tela de aplicativos, que agora tem uma aparência coesa e consistente.

Outra boa notícia é que agora o Ubuntu 19.04 oferece suporte a escalonamento fracionário experimental na sessão (opcional) do Wayland. Valores de escala disponíveis incluem 125%, 150% e 200%. Há também suporte a escala fracionária experimental no Xorg para telas HiDPI.

Download do Ubuntu 19.04

Além de você poder atualizar para o Ubuntu 19.04, também é possível, obviamente, fazer download da imagem ISO de 64 bits do sistema operacional diretamente do site oficial do desenvolvedor para realizar novas instalações. Baixe o Ubuntu 19.04 agora mesmo.

Fonte: LinuxBuzz


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...