📱 Como os smartphones nos espionam?

Em uma entrevista recente no programa de podcast de Joe Rogan, o famoso denunciante da NSA, Edward Snowden, explicou como as operadoras e gigantes da tecnologia estão vigiando os usuários por meio de smartphones que nos espionam.

Antes de mais nada, Edward Snowden é um ex-funcionário da CIA que descobriu atividades de vigilância antiéticas conduzidas pela NSA.

Ele vazou documentos secretos do governo para a mídia internacional, violando, portanto, o acordo de não divulgação. As revelações de Snowden mostraram que a agência estava fazendo registros telefônicos de um número incontável de pessoas.

Desde a divulgação, Snowden se refugiou em um asilo político na Rússia. Além disso, ele provavelmente será acusado por meio da Lei de Espionagem se ele voltar aos EUA.

Quando Joe Rogan pergunta sobre como a vigilância mudou desde 2013, Edward observa que a maior mudança é no aumento maciço do número de usuários de smartphones.

Mais à frente na conversa, Snowden também conta como as operadoras são capazes de identificar o movimento dos usuários usando o IMEI e IMSI, números de identificação exclusivos de um smartphone, e os cartões SIM.

Snowden observa que, sempre que o telefone é ligado, a operadora registra continuamente o movimento exato dos usuários. Ela faz isso analisando a distância dos usuários entre duas torres de sinal.

Ele ressalta que anteriormente as informações eram privadas, mas com a ajuda de smartphones, as empresas hoje as armazenam e as consideram uma informação valiosa.

Segundo Edward, todos no mundo com um smartphone fazem parte dessa “coleção em massa” ou vigilância em massa.

Outro grande problema, como Edward aponta, é que os usuários normais não sabem o que o dispositivo está fazendo ou com o que está se conectando. Assim, ele continua culpando grandes gigantes da tecnologia, como Apple e Google, por não permitir que os usuários tomem “decisões inteligentes” aplicativo por aplicativo e conexão a conexão em seus smartphones.

Por fim, nos últimos anos, principalmente após o famoso escândalo do Facebook envolvendo a Cambridge Analytica, ambos gigantes da tecnologia e governos adotaram ações fortes para garantir a privacidade dos indivíduos.

Porém, as ações tomadas não são suficientes. Além disso, podemos ver que mais e mais escândalos de privacidade estão surgindo.

Neste artigo, vimos a explicação de Edward Snowden sobre como os smartphones nos espionam.

Fonte: SempreUPdate


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...