Como instalar o Kernel 5.0 no Linux Mint 19.1, Ubuntu 18.04, 18.10 e Ubuntu 19.04 – Veja o vídeo

A atualização do kernel é sempre uma tarefa que os utilizadores têm algum receio em fazer, e com razão, até porque essa atualização é no “coração” do sistema e pode afetar a estabilidade e performance do sistema.

A atualização do Kernel, por linha de comando, tende a ser um processo complicado e não recomendável para usuários sem experiencia no Linux.

No entanto, existem algumas ferramentas que simplificam todo o processo, tornando essa atualização um procedimento muito simples e trivial.

Para a atualização do Kernel, no Linux Mint e derivador do Ubuntu, nós iremos utilizar a ferramenta UKUU (Ubuntu Kernel Update Utility).

Como podem na imagem imagem acima, através de uma interface muito simples, é possível escolher a versão do kernel, proceder à sua instalação, remoção, etc. O UKUU é uma ferramenta open-source que foi desenvolvida por Tony George. Toda a informação de kernel disponibilizada pelo aplicativo é obtida através do site kernel.ubuntu.com.

Na grande maioria das situações é recomendável a utilização de versões Estáveis e Suportadas de seu sistema operacional, mas é possível que você tenha um Hardware que necessita de uma versão mais atualizada no Kernel. Para isso o UKUU é uma mão na roda, pois possibilita a instalação do novo kernel sem desinstalar o atual, possibilitando manter diversos kernel’s disponíveis no computador.

A utilização do UKUU é muito intuitiva e simples, bastando clicar no menu iniciar, e depois pesquisar por ukuu.

Feito isso, irá apresentar a tela do Aplicativo com todos os kernel’s disponíveis, bem como os que estão INSTALADOS e o que esta sendo utilizado no momento, como na imagem abaixo:

Sempre que for disponibilizado um novo kernel o UKUU irá avisar e você poderá instalar e ver como fica em seu PC.

Como instalar o Ubuntu Kernel Update Utility?

A instalação desta ferramenta é bastante simples. Para tal basta abrir o Terminal (CTRL + T) e depois inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:teejee2008/ppa

sudo apt update

sudo apt install ukuu

Se por algum motivo não gostarem desta ferramenta também a podem remover com o comando:

sudo apt purge ukuu

No caso da instalação de algum Kernel que leve ao surgimento de problemas no seu sistema, você pode remover o mesmo seguindo os seguintes passos:

• Reiniciar o PC

• No Grub boot-loader (Pressionar na tecla “Shift” enquanto o sistema inicia)

• No menu do Grub, devem ir às Opções avançadas e escolher uma versão estável do Kernel

• Depois basta abrir o UKUU e remover o kernel que origina falhas

 

Confira o vídeo:

Obs.: Esses mesmos passos podem ser utilizados para a instalação das versões Kernel 5.1.x.


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...