Centro para indústria de games deve ser instalado em São José dos Campos, SP
São José dos Campos deve abrigar o primeiro centro do país dedicado à indústria de jogos digitais. A expectativa é que o polo seja instalado na cidade até 2017, no Parque Tecnológico.
 
O anúncio foi feito na última semana pelo presidente da Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos (Cbee), Celso Sansiviero.
 
Segundo ele, São José é cotada para abrigar o centro da indústria de games por causa da localização estratégica. “A cidade está em um raio de 100 quilômetros de São Paulo e Campinas, além de ser uma região com núcleos tecnológicos nos setores aeroespacial e de defesa”, disse Sansiviero. 
Atualmente o Parque Tecnológico abriga 61 empresas, algumas delas dedicadas ao setor de games, simuladores e robótica. O centro da indústria de jogos digitais incluiria núcleos de games, robótica e simuladores.
De acordo com o diretor Executivo do Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista (Cecompi), Marcelo Sáfadi, o Parque Tecnológico tem as condições necessárias para a instalação desse centro.
“O espaço não nos preocupa, o Parque Tecnológico alinhado com o Cecompi proporcionará a área necessária, seja nos Centros Empresariais, seja no sistema de incubadora tocado pelo Cecompi. Todo bom projeto tem o seu espaço”, disse.

Talentos
Empresário do ramo de games em São José, Caio Braz, de 25 anos, destacou que a cidade é celeiro de talentos na área de tecnologia digital com a formação, todos os anos, de profissionais das instituições de ensino instaladas na região, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
“Ao concluir minha graduação, com outros dois colegas abrimos nossa empresa na qual desenvolvemos, desde 2011, jogos eletrônicos educacionais. Vimos que o Brasil é um grande mercado consumidor, mas ainda existe pouca produção de conteúdo nacional”, disse.
 
A empresa de Braz conta atualmente com 20 funcionários e tem interesse em levar sua sede para este futuro centro. “Estar com outras empresas nos possibilita compartilhar experiências e informações para impulsionarmos o setor no Brasil”, destacou.
Mercado
Em 2013, o mercado mundial de games faturou US$ 52 bilhões. De acordo com levantamento feito pelo banco de investimentos de produtos digitais Digi-Capital, a indústria de games deve faturar mais de US$ 100 bilhões até 2017.

No Brasil já são mais de 40 milhões de usuários de jogos digitais, mas a maioria das empresas nacionais são de pequeno e médio porte. 

Fonte: G1 


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM


Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...