Calibrando e Mudando a rotação de volantes Logitech G27, G29 e G920 no Linux

A cada dia que passa, a Steam tem se esforçado muito para levar mais jogos do Windows aos fãs do Linux. Mas como nem só de jogos de Tiros ou MOBA as pessoas vivem, muitos gostaria de poder desfrutar seus jogos onde é necessário, para se ter uma boa imersão, usar um volante.

Volantes como o Logitech G27, G29 e G920 são reconhecidos nativamente pelo Linux…onde o Linux já reconhece o volante e, sem precisar instalar driver algum, você pode abrir o seu jogo e jogar.

Jogos como Euro Truck Simulator 2 e Assetto Corsa Competizione não é necessário que se faça nenhuma configuração na rotação do volante, provavelmente porque o jogo ajusta automaticamente a rotação para cada carro / caminhão.

Mas já alguns jogos da Codemaster, como: F1 2017 e F1 2018 é necessário fazer a alteração de rotação para algo em torno de 380º – 420º.

Mas como fazer isso no Linux se não tem um utilitário nativo para fazer esse ajuste?

Ai é que entra o trabalho da comunidade Linux, que faz trabalhos incríveis sem auxilio, ajuda ou suporte algum das fabricantes de Hardware. Para o ambiente Windows, a Logitech disponibiliza o Logitech Gaming Software para que se possa criar perfis para cada jogo, ajustando diversas opções de seu volante…mas para o Linux esse suporte é pífio, praticamente inexistente.

Para o Linux, temos o Oversteer – Steering Wheel Manager for Linux onde você poderá alterar o grau de rotação do volante para que seja possível jogar o F1 2017 ou F1 2018, por exemplo…e depois poderá voltar aos 900º padrão do volante e poder jogar os demais jogos.

Segundo a página do Oversteer, o aplicativos é para:

• Setting the emulation mode.

• Setting the rotation range.

• Combine pedals for games that use just one axis for gas/brake.

Antes de começar, é sempre bom frisar o que esta disponível no site do desenvolvedor: Please, use at your own risk. Suggestions, bugs and pull requests welcome. (Por favor, use sob seu próprio risco).

Então vamos colocar a mão na massa e fazer ele funcionar!!!

Primeiro precisamos instalar as dependências que o software necessita para compilar e executar:

Para os sistemas baseados no Debian (Ubuntu, Linux Mint), precisamos abrir o Terminal e digitar:

apt install python3 python3-gi python3-pyudev python3-xdg gettext meson appstream-util desktop-file-utils jstest-gtk

Outras distribuições podem utilizar nomes diferentes para os mesmos pacotes.

Agora faça o download do arquivo: https://github.com/berarma/oversteer/archive/master.zip e salve em seu computador. Geralmente os arquivos são salvos na pasta Download.

Vamos então clicar com o botão direito do mouse no arquivo baixado e depois clicar em Extrair aqui. Bem agora será criado um diretório com o nome: oversteer-master, dê dois cliques para entrar no diretório.

Após entrar no diretório, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte branca do diretório e depois clique em Abrir no Terminal.

Agora iremos compilar o programa. Para isso digite:

meson build

ninja -C build

sudo ninja -C build install

sudo ninja -C build run

Feito isso, se todos os passos foram bem sucedidos, agora já esta pronto para iniciar e ver como esta o seu volante.

Gostou da dica? Deixei seus comentários abaixo…

Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM

Serviços

Atendimento OnLine
Enviar...