Bloqueador de anúncios chegará ao Google Chrome em Fevereiro

O Google vem testando há algum tempo uma forma de bloquear alguns tipos de anúncios nativamente no Chrome. De fato, muitos usuários vem utilizando ad-blockers em seus smartphones e seus desktops nos últimos anos, seja para otimizar a navegação pela internet ou para fugir de anúncios invasivos. Agora, a tão esperada ferramenta ganhou uma data de estreia no Chrome: 15 de fevereiro de 2018.

Os testes começaram em junho, ao menos publicamente, e desde então o Google tem promovido uma série de encontros e debates com gigantes da tecnologia em busca de um filtro que possa manter os anúncios saudáveis rodando, mas bloquear aqueles que não prestam. O Coalition for Better Ads reuniu empresas como o Facebook, Twitter, Reuters e o The Washington Post, que por sua vez se comprometeram em desenvolver anúncios que não prejudiquem a experiência do usuário.

O fruto desses testes e reuniões foi o “Better Ads Standards” (“Padrões Para Melhores Anúncios”), que é uma espécie de cartilha que irá regular os anúncios. Segundo a empresa, a partir do dia 15 de fevereiro de 2018, todas as propagandas que não estiverem de acordo com as condições estabelecidas pelo Better Ads Standards serão removidas e integrarão a Black List do Chrome por no mínimo 30 dias.

Dentro dessas diretrizes se enquadram vídeos que abrem em tela cheia, pop ups que não apresentam um botão de fechar e propagandas que capturam o usuário com base em sua localização sem a devida permissão. Essa forma de validação foi o método encontrado pelo Google para não banir todo e qualquer tipo de publicidade, visto que as mesmas são, geralmente, a principal fonte de renda de muitos sites.

Até o dia 15 de fevereiro teremos mais detalhes sobre o recursos que deve chegar ao Chrome através de update via servidor, ou seja, silenciosamente em segundo plano. A empresa ainda não detalhou se os usuários conseguirão denunciar anúncios invasivos e bloqueá-los manualmente.

Fonte: Google Developer Blog

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM