Anatel decide liberar faixa de 2.300 MHz para a rede 5G

Nesta quinta-feira (9), o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a criação de uma consulta pública a fim de ampliar as frequências destinadas às redes móveis, a fim de antecipar a chegada do 5G ao Brasil. O prazo para o processo é de 30 dias.

A intenção da Anatel se baseia em destinar a faixa dos 2.300 MHz para a tecnologia de quinta geração. Caso a regulamentação seja providenciada em tempo, a agência poderá incluir o espectro no leilão a ser realizado já em 2019, conforme informou o presidente da entidade, Juarez Quadros.

Há dois anos, a também chamada frequência de 2,3 GHz tinha sido direcionada ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Além do 5G, o órgão também pretende adicionar à faixa os serviços de banda larga fixa (SCM) e de telefonia fixa (STF).

É válido recordar que essa faixa já havia sido identificada pelo coordenador de planejamento de espectro e assuntos internacionais da Anatel, Tarcísio Aurélio Bakaus, como uma das três que seriam destinadas à rede móvel de quinta geração.

Outra frequência citada anteriormente é a de 3,5 GHz. Ela também foi confirmada, desde o início do ano, nos planos da agência para ser licitada no leilão de 2019. Desta maneira, possivelmente o 5G não deve demorar muito mais para chegar ao Brasil.

Fonte: Tudocelular


Serviços
Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM

Serviços


Atendimento OnLine
Enviar...