Um novo estudo conjunto da Embrapa e da UnB, divulgado hoje, utilizou algoritmos de aprendizado de máquina e imagens de satélite de alta resolução para identificar 13.147 hectares de terras fora de produção no município de Buritizeiro, no Cerrado mineiro. O dado representa 4,7% da área agrícola local e sinaliza um fenômeno subdimensionado: o abandono de terras produtivas que poderiam ser regeneradas.
A tecnologia permitiu identificar padrões de uso do solo entre 2018 e 2022 que escapavam aos métodos tradicionais de fiscalização. Este mapeamento é vital para a formulação de políticas públicas de recuperação de pastagens degradadas, unindo produtividade agrícola com conservação ambiental por meio da inteligência de dados aplicada ao bioma.

Carlos Araújo
Especialista em tecnologia e fundador da SuaInternet.COM. Com sólida experiência em desenvolvimento de software e inteligência artificial, dedica-se a criar soluções de alta performance e sites otimizados que conectam marcas a resultados. Entusiasta de sistemas Linux e automação, partilha aqui análises técnicas e tendências do ecossistema digital.
Tags:
Artigos Relacionados
OpenAI lança GPT-5.5: Um passo gigante rumo ao ‘Super App’ de IA
24 de abril de 2026
A era da ação: Como a IA Agêntica está substituindo os chatbots tradicionais em 2026
18 de abril de 2026
Claude Opus 4.8: Anthropic lança IA mais inteligente e honesta com recursos revolucionários
28 de maio de 2026