O mercado de hardware está passando por uma readequação curiosa. Vazamentos de drivers e registros de exportação apontam que a NVIDIA está finalizando a RTX 5050 com 9GB de VRAM. Essa configuração atípica visa atender aos novos requisitos mínimos de sistemas operacionais que rodam IAs locais pesadas (como o futuro Windows 12 e novas distros Linux).
A estratégia é oferecer um hardware que não seja tão caro quanto as placas de entusiastas, mas que possua largura de banda suficiente para carregar modelos de linguagem (LLMs) em segundo plano enquanto o usuário joga ou trabalha.

Carlos Araújo
Especialista em tecnologia e fundador da SuaInternet.COM. Com sólida experiência em desenvolvimento de software e inteligência artificial, dedica-se a criar soluções de alta performance e sites otimizados que conectam marcas a resultados. Entusiasta de sistemas Linux e automação, partilha aqui análises técnicas e tendências do ecossistema digital.
Tags:
Artigos Relacionados
RX 6600 XT roda IA local no Linux? Testamos LM Studio no CachyOS e os resultados surpreenderam
28 de abril de 2026
Pesquisa Steam maio 2026: Linux mantém 3,99% e supera macOS com folga
5 de junho de 2026
Arch Linux AUR é alvo de spam russo e mensagens ofensivas em mais de 70 pacotes
16 de junho de 2026