5G impressiona em primeiros testes de velocidade e deixa 4G comendo poeira
Se você acabou de comprar ou ganhar um smartphone com 4G e também está bem satisfeito com a velocidade oferecida no plano da sua teleoperadora, saiba que ainda não viu nada. Primeiro porque aqui no Brasil o serviço prestado fica em um patamar bem inferior se comparado com a de outros países e, segundo, pois o 5G, evolução da atual tecnologia, consegue ser até 40 vezes mais rápida que a atual. Isso pelo menos nos testes recentes feitos pela Ericsson.

A verificação foi feita neste final de semana nas cidades de Estocolmo, capital e maior cidade da Suécia, e também em Talim, na Estônia. Para tal foi utilizado o espectro de 800 MHz na banda de 15 GHz, atingindo os inacreditáveis picos de velocidade de 15Gbps com latência inferior a três milissegundos. Ou seja, cerca de 40 vezes superior à máxima oferecida atualmente pelo 4G.
 
“A conexão de dados mais rápida de 5G nos fornece uma série de oportunidades que o 4G não. Nos últimos anos, temos assistido a um grande aumento no uso de vídeo na internet. Esta tendência vai continuar e o 5G deverá permitir maior e melhor streaming de qualidade, o que poderia trazer vídeos em 360º e 4K de qualidade para os usuários”, afirma Raigo Neudorf, porta-voz da telecom Telia, parceira no projeto. 
O mesmo ainda ressalta que apesar do primeiro teste ser empolgante, uma série de fatores o impedem de fazer uma projeção de quando a tecnologia poderia entrar em pleno funcionamento e, muito menos, seu comportamento (a velocidade) quando utilizada em massa. Para isso novas verificações devem ser realizadas ao longo dos próximos meses.
 
Lembrando que a Intel, por exemplo, prevê que até o ano de 2020 a tecnologia deve ser lançada. Contudo isso depende da instalação de antenas e o que mais dificulta: a sua implantação em smartphones e outros dispositivos.

Fonte: Tudocelular 

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by SuaInternet.COM